Notícias
17 à 20 de Maio | TORRES – RS
O objetivo do seminário foi aprofundar o debate sobre as concepções e práticas da construção social de mercados, na perspectiva da agroecologia e da promoção da soberania e segurança alimentar e nutricional, onde participaram além do CEDAPP, na pessoa do Técnico João Paulo, mais 20 instituições de todo o Brasil, sob coordenação da ANA (Articulação Nacional da Agroecologia) e CENTRO ECOLÓGICO, com apoio de MISEREOR.
Através de trabalho em grupo foram compartilhadas experiências com intuito de encontrar formas de fortalecer a cadeia da produção e consumo de produtos agroecológicos. A principal fonte de comercialização dos produtos agroecológicos na região sul, são as feiras agroecológicas e cooperativas, onde todos os produtos comercializados são certificados pela Rede ECOVIDA.
Existe uma cooperativa de consumidores, a COOPET, na cidade de Três Cachoeiras- RS, e uma loja de produtos agroecológicos ECOTORRES, em Torres-RS, com agroindústrias certificadas e sob gestão familiar que absolvem a produção dos agricultores e ficam responsáveis pela comercialização, pois o mercado é muito promissor. O CENTRO ECOLOGICO, é a instituição que faz o acompanhamento com assessoria e assistência técnica às associações e núcleos. Houve visita a duas feiras de produtos agroecológicos em Porto Alegre – RS, uma agroindústria familiar, uma cooperativa de consumidores em Três Cachoeiras – RS e a loja ECOTORRES em Torres.
Parceria com SENAR promove cursos em comunidades rurais acompanhadas pelo CEDAPP
Nestas últimas semanas tivemos cursos promovidos pelo SENAR em Comunidades Rurais acompanhadas pelo CEDAPP, que é parceiro do SENAR na realização das atividades.
Na Comunidade de Gritos, localizada em Tupanatinga, os grupos produtivos participaram de um curso sobre Panificação e outro sobre Biscoitos e Salgados. Já na Comunidade de Serra da Cruz, localizada em Pesqueira, aconteceu o curso sobre Plantas Medicinais, onde os participantes puderam conhecer plantas que têm substâncias com função de medicamento e aprenderam a fazer um canteiro com mudas destas plantas que servirão para comunidade.
Por fim, na Comunidade de Campo do Magé, localizada no município de Alagoinha, ocorreu um curso sobre Manejo de Rebanho para Caprinos, uma vez que esta comunidade está sendo organizada para reimplantação desta atividade que tem acabado diante do quadro da estiagem prolongada.
Os momentos vivenciados pelos agricultores e agriculturas participantes destes cursos reforçam ainda mais que o homem do campo precisa diversificar sua produção. A gente tá junto em busca destas conquistas
Parceria com SENAR promove cursos em comunidades rurais acompanhadas pelo CEDAPP
A edição de junho da Feira da Agricultura Familiar e Economia solidária foi um sucesso. A comissão organizadora caprichou no visual junino e, além dos produtos que já são comercializados, também teve comidas típicas tradicionais como xerém com galinha de capoeira, canjica, pé de moleque, pamonha, quentão e brincadeiras para a criançada.
As atrações culturais foram: dança do Xaxado com as crianças da instituição MOFAC e a Banda Zé Coquinho e sua gente. Estiveram prestigiando a feira o prefeito de Alagoinha, a prefeita de Pesqueira, secretários de agricultura dos referidos municípios e secretaria de turismo de Pesqueira.
A cada edição mais pessoas comparecem para prestigiar, não só de Pesqueira como de cidades vizinhas. Os(as) agricultores(as) comemoram essa conquista.
Cisternas nas Escolas
É com alegria que o CEDAPP inicia a execução de mais um convênio com a AP1MC - Associação Programa Um Milhão de Cisternas, através do financiamento da FBB - Fundação Banco do Brasil.
Serão 46 Cisternas Escolares com capacidade de armazenar 52.000 litros de água, construídas nas escolas rurais dos municípios de Arcoverde, Buíque e Tupanatinga.
Na manhã de hoje, dois Assessores Técnicos da AP1MC estiveram na sede do CEDAPP para primeira reunião de planejamento das atividades. Desejamos boa sorte para esta nova equipe de trabalho!
Conhecendo o território
Com o objetivo de apresentar e discutir o projeto Cisterna nas Escolas, que garante o acesso à água de qualidade em escolas rurais por meio da implementação de reservatórios com capacidade de armazenar 52 mil litros, o Centro Diocesano de Apoio ao Pequeno Produtor reuniu secretários e secretárias municipais, representantes do poder legislativo municipal, presidentes de associações rurais e comunidades tradicionais (quilombolas e indígenas) dos municípios de Arcoverde, Tupanatinga e Buíque, no Encontro Territorial realizado em seu auditório, no dia 20 de junho.
Na ocasião, o CEDAPP, executor do projeto, firmou parcerias com os gestores públicos presentes com objetivo de viabilizar a logística da construção da tecnologia e manutenção das cisternas, onde ficou garantida a participação do corpo docente e funcionários das escolas no processo formativo durante o desenvolvimento do projeto: Oficinas de Educação Contextualizada, Gerenciamento de Recursos Hídricos Escolar.
Capacitação da Comissão Municipal - Arcoverde, Tupanatinga e Buíque
Como parte das ações do projeto Cisternas nas Escolas, executado pelo CEDAPP com apoio da Associação programa Um Milhão de Cisternas para o Semiárido - AP1MC /ASA, nos dias 13 e 14 de junho, foi realizada a Capacitação da Comissão Municipal, na sala do Banco do Livro no município de Buíque.
O encontro, que contou com a presença de 35 representantes de associações rurais, professores, coordenadores de escola, sindicatos rurais, comissões municipais, secretários de Educação e Agricultura, comunidades tradicionais (quilombolas e indígenas) e poder legislativo municipal dos municípios de Arcoverde, Tupanatinga e Buíque, teve como objetivo envolver as organizações da Sociedade Civil no projeto da construção das cisternas escolares, este apresentado de forma transparente e objetiva.
Durante o encontro foi realizado um levantamento da situação da água nas escolas, o número de escolares em cada uma e as prioridades para o recebimento da tecnologia. Os representantes discutiram o papel e a responsabilidade da Comissão ao longo de sua execução
CEDAPP realiza oficina sobre nova Lei
Diretorias dos Grupos Acompanhados participaram do encontro
Estudar e debater sobre a Lei nº13.019, de 31 de julho de 2014, que demarca um novo ciclo na parceria entre o Estado e as Organizações da Sociedade Civil Organizada, foi o principal objetivo da oficina Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – MROSC. Realizado pelo CEDAPP, no auditório da Casa São Francisco, em Pesqueira, na terça-feira (27/06), o workshop contou com a participação de Diretorias dos Grupos Acompanhados. Assuntos relacionados à Economia Solidária e o CAr- Cadastro Ambiental também foram abordados durante o encontro.
LEI nº13.019
A citada Lei define diretrizes para a política de fomento e de colaboração com Organizações da Sociedade Civil. Para ter acesso às Políticas Públicas e conveniar com municípios, estados ou federação, as associações necessitam adequar seus Estatutos Sociais a esta nova Lei.
CEDAPP recebe doação de mudas
A doação de mudas, realizada pelo IFPE- Belo Jardim, para o Centro Diocesano de Apoio ao Pequeno Produtor é uma ação viabilizada pelo projeto de extensão em Arborização e Reflorestamento do Campus. O projeto está endo apresentada nos espaços de discussão em Políticas Públicas de vários municípios.
As mudas recebidas serão entregues a comunidades que recebem o acompanhamento sistemático do CEDAPP nas atividades do eixo de Gerenciamento de Recursos Hídricos e Preservação do Meio Ambiente.
Escola de Cidadania com Jovens Rurais
Temas, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos, foram discutidos no Encontro
Jovens rurais da Associação do Sítio Gritos, em Tupanatinga, participaram do novo Encontro da Escola de Cidadania realizado pelo CEDAPP, no domingo (02/07/17). Durante o evento, que contou também com a participação da família dos jovens, foi apresentado, de forma dinâmica e participativa, o módulo sobre Direitos Humanos. Os principais temas abordados foram: “Os direitos fundamentais da pessoa humana”; “Conceito e construção histórica dos Direitos Humanos, com recorte para a violação de direitos no Brasil” e “Declaração Universal dos Direitos Humanos”.
Os assuntos discutidos dialogam com a situação social e política atual do Brasil, abordando os reflexos de um passado histórico marcado pela exclusão e massacre da classe mais pobre e dos povos tradicionais, com sequelas graves até os dias de hoje.
Importante destacar que, apesar dos desafios, os agricultores têm muito a comemorar. Devido ao volume abundante de chuva, depois de um longo período de estiagem, além de cisternas e reservatórios abastecidos, a expectativa é de um bom período de colheita em suas plantações.
O CEDAPP aproveitou a ocasião para distribuir mudas de plantas nativas para reflorestamento e arborização do entorno da sede comunitária.
Doação na Comunidade Quilombo Barro Branco
A Comunidade Quilombo Barro Branco, em Belo Jardim, recebeu do técnico em agropecuária João Paulo Mota, nesta segunda (03/07) a doação de uma cabra. Para ajudar a Associação Comunitária do local, o animal será colocado na premiação do torneio de futebol que tem como objetivo de arrecadar fundos.
Feira da Agricultura Familiar do PAA – Alagoinha
Técnicos do CEDAPP participaram de mais uma edição da Feira da Agricultura Familiar do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. A ação, que acontece semanalmente no município de Alagoinha (PE), conta com a participação das diversas comunidades acompanhadas pela Instituição.
O Objetivo da feira é o fortalecimento da agricultura familiar no município, funcionando como uma oportunidade para o agricultor comercializar o excedente de sua produção, que será fornecida ao Programa do Governo Federal, Programa de Aquisição de Alimentos. O executor do programa é o Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA, que vem proporcionando alternativas de geração de renda aos agricultores e agricultoras de Alagoinha.
Cisternas da Primeira Água
O período de chuva renova as esperanças do homem e da mulher do campo. Poder planejar, a partir de seu armazenamento correto, a melhor forma de seu consumo é uma conquista. Atento a esta realidade, o CEDAPP dá continuidade a construção de cisternas nas Comunidades de Alverne, Salambaia e Campo do Magé, município de Alagoinha. Os recursos financeiros para as obras foram doados ao CEDAPP pelos Amigos Paulistas dos Pernambucanos.
Esta semana, equipe técnica do Centro está realizando visitas para acompanhar o processo de construção dos 11 novos reservatórios de 16 mil litros, que estão sendo construídos nos locais. Durante as vistorias, os técnicos também orientam e tiram dúvidas dos beneficiários do projeto.
Economia e Cultura
A última edição da Feira da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária, terça-feira (04.06), reuniu na Praça Dom José Lopes interessados no consumo de produtos naturais, gerados da agricultura familiar. Além de venda dos produtos, devidamente de acordo com as regras de Segurança Alimentar, o evento também contou a apresentações culturais.
As instituições envolvidas no processo de construção para autonomia do homem e da mulher do campo acompanham a produção e comercialização dos excedentes com objetivo de estimular e garantir a viabilidade de ações junto aos grupos produtivos identificados nas associações comunitárias rurais envolvidas.
O CEDAPP aproveitou a ocasião para distribuir mudas de plantas nativas para reflorestamento e arborização do entorno da sede comunitária.
Avaliação da Feira de Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária
A Feira de Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária, que acontece mensalmente na primeira terça-feira do mês, em Pesqueira, aproxima de forma simples e objetiva produtor e consumidor. O êxito da última edição comprova a necessidade da ação.
Em um momento reservado para avaliação, com espaço para sugestões de aperfeiçoamento e correções, o Centro Diocesano de Apoio ao Pequeno Produtor, a Delta Projetos, Cáritas Diocesana de Pesqueira, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Fundação Grupo Esquel e agricultores expositores do evento se reuniram no auditório da Cáritas esta semana. A ocasião foi uma oportunidade para o planejamento da próxima Feira e socialização das agendas das instituições nas comemorações do Dia do Agricultor, próximo dia 28.
Ação em Tupanatinga
CEDAPP ministra palestra sobre Marco Regulatório
Atendendo à solicitação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Tupanatinga, o CEDAPP ministrou palestra sobre o Marco Regulatório e Informes sobre Projetos de Geração de Renda pelo Prorural, no último dia 11, na Sede do CMDRS. A Secretaria de Agricultura e o CMDRS de Tupanatinga vão assessorar as associações para adequação dos novos estatutos.
A proposta foi esclarecer as mudanças nos estatutos das associações com referência da Lei 13.019 de 2014, a ação foi executada por Elizabete Pires (Coordenadora Pedagógica), Veronica Silva (Educadora) e o Técnico em Agropecuária Paulo Fernando.
Famílias beneficiadas com o programa Cisternas de Placas Familiares
Reservatórios garantem o armazenamento de 16 mil litros de água forma segura e saudável
A Execução da 5ª Etapa do programa Cisternas de Placas Familiares atende 31 famílias no Sertão do Pajeú e no município de Quixabá. Uma tecnologia que possibilita o acesso a água de qualidade às famílias da área rural, permitindo a captação e armazenamento de água das chuvas para o consumo. Os reservatórios (cisternas de placas) têm capacidade para 16 mil litros, e são protegidos da evaporação e contaminação.
A ação, executada de abril a julho deste ano, é resultado do trabalho desenvolvido pelo Centro Diocesano de Apoio ao Pequeno Agricultor – CEDAPP, em contrato de número 007/2015 junto ao Programa Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Rural Sustentável (ProRural), através do convenio número 063/2012, Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário- MDSA.
Etapas do projeto
> Cadastramento de 31 famílias por meio de visitas domiciliares, para análise dos critérios de exigibilidade do programa;
> Capacitação em Gerenciamento dos Recursos Hídricos (GRH), nos dias 12 e 13 de Maio, em pareceria com o Sindicato dos trabalhadores rurais – STR;
> Envio da lista para o fornecedor e contatos com os pedreiros das mesmas localidades, próximos aos beneficiários;
> A partir da segunda quinzena de maio, entrega do material para as construções, para o início das escavações dos buracos para o início das obras.
Realizada 9ª Conferência Municipal de Assistência Social
CEDAPP esteve presente no evento, que entre outra atividades, elegeu delegados para XII Conferência Estadual de Assistência Social
“Garantias de Direitos no Fortalecimento do SUAS” é o mote nacional das Conferências de Assistência Nacional em 2017. Com objetivo de analisar, propor e deliberar, o tema foi apresentado em quatro eixos durante a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social, quando foi exposto e aprofundando o II Plano Decenal, acordado nas pré-conferências.
O evento, realizado dia 13 de julho no Espaço da Antiga Fábrica da Ford, em Pesqueira, contou com a participação de representantes do CEDAPP, o Conselho Municipal de Assistência Social, através da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, organizações da Sociedade Civil, usuários e convidados.
Durante a Conferência foram eleitos os delegados para XII Conferência Estadual de Assistência Social. Eles levarão para a Conferência Estadual, dias 17 e 18 de outubro, os desafios e perspectivas pontuados no Plano Decenal, com o propósito de elencar a nível municipal as deliberações.
O momento, de construção e deliberações para Conferência Estadual, também contou com a apresentação cultural dos adolescentes acompanhados pelo Movimento Fraterno de Ação Comunitária – FOMAC.
Fotos: Dafanni L’Amour
CEDAPP apoia a campanha para arrecadar fundos para realização de transplante de intestino
O CEDAPP convida a todos e todas para conhecer a história de David Nilo, funcionário da Associação Programa Um Milhão de Cisternas para o Semiárido (AP1MC): no momento David está internado no Hospital Santa Joana, ele foi submetido a uma cirurgia de emergência para retirada de todo seu intestino delgado e parte do intestino grosso.
“... No dia 21/06/2017, à noite, comecei a sentir uma dor muito intensa e fui socorrido ao Hospital Santa Joana, onde estou desde então. O que ocorreu comigo foi uma isquemia (suspensão da irrigação sanguínea) no intestino delgado, onde o mesmo se contorceu no próprio eixo e, com isso, necrosou. No intuito de salvar minha vida, fui submetido a uma cirurgia de emergência... Atualmente, minha alimentação é feita pela veia (nutrição parenteral), pois, como perdi o intestino delgado, meu organismo não tem condições de absorver os nutrientes dos alimentos. Ou seja, sobrevivo por meio de equipamentos”, revela David em página no facebook (https://www.facebook.com/todoscomdavid/), criada para a campanha #TodoscomDavid.
Para seu total reestabelecimento ele precisa de um transplante, que deverá ser realizado em Miami, EUA. Casado, ele é pai de uma garotinha de três anos, ele precisa de doações para ajudar a custear o processo ao lado da família e amigos. “O tempo de tratamento está estimado em dois anos. E preciso viajar aos Estados Unidos o mais rápido possível”, relata.
Orações poderão ser encaminhadas para o endereço todoscomdavid@gmail.com dúvidas poderão ser esclarecidas e Conselhos.
Saiba como colaborar:
-Banco do Brasil
Ag: 0697-1
Conta Poupança: 67.615-2
Variação 51
- Caixa Econômica
Ag: 2348
Conta Poupança: 2096-6
Operação: 013
- Banco Bradesco
Ag: 6327
Conta Poupança: 1000636-8.
Seminário - Torres / RS
Parceria SENAR/CEDAPP
Instituições e agricultores (as) comemoram edição junina da Feira da Agricultura Familiar
Cisternas nas Escolas
Conhecendo o Território
Capacitação da Comissão Municipal
CEDAPP realiza oficina sobre nova Lei
CEDAPP recebe doação de mudas Comunidades
Escola de Cidadania com Jovens Rurais
Doação na Comunidade Quilombo Barro Branco
Feira da Agricultura Familiar do PAA–Alagoinha
Cisternas da Primeira Água
Economia e Cultura
Avaliação da Feira de Agricultura Familiar
CEDAPP ministra palestra sobre Marco Regulatório
Famílias beneficiadas com programa
9ª Conferência Municipal de Assistência Social
Campanha para arrecadar fundos para realização de transplante de intestino
Parceiros
CEDAPP - Centro Diocesano de Apoio ao Pequeno Produtor
Rua Comendador José Didier, S/N - Centro
Pesqueira / PE - Fone/Fax: (87) 3835-1849
(87) 99197-1492 (whatsApp)