Notícias
17 à 20 de Maio | TORRES – RS
O objetivo do seminário foi aprofundar o debate sobre as concepções e práticas da construção social de mercados, na perspectiva da agroecologia e da promoção da soberania e segurança alimentar e nutricional, onde participaram além do CEDAPP, na pessoa do Técnico João Paulo, mais 20 instituições de todo o Brasil, sob coordenação da ANA (Articulação Nacional da Agroecologia) e CENTRO ECOLÓGICO, com apoio de MISEREOR.
Através de trabalho em grupo foram compartilhadas experiências com intuito de encontrar formas de fortalecer a cadeia da produção e consumo de produtos agroecológicos. A principal fonte de comercialização dos produtos agroecológicos na região sul, são as feiras agroecológicas e cooperativas, onde todos os produtos comercializados são certificados pela Rede ECOVIDA.
Existe uma cooperativa de consumidores, a COOPET, na cidade de Três Cachoeiras- RS, e uma loja de produtos agroecológicos ECOTORRES, em Torres-RS, com agroindústrias certificadas e sob gestão familiar que absolvem a produção dos agricultores e ficam responsáveis pela comercialização, pois o mercado é muito promissor. O CENTRO ECOLOGICO, é a instituição que faz o acompanhamento com assessoria e assistência técnica às associações e núcleos. Houve visita a duas feiras de produtos agroecológicos em Porto Alegre – RS, uma agroindústria familiar, uma cooperativa de consumidores em Três Cachoeiras – RS e a loja ECOTORRES em Torres.
Parceria com SENAR promove cursos em comunidades rurais acompanhadas pelo CEDAPP
Nestas últimas semanas tivemos cursos promovidos pelo SENAR em Comunidades Rurais acompanhadas pelo CEDAPP, que é parceiro do SENAR na realização das atividades.
Na Comunidade de Gritos, localizada em Tupanatinga, os grupos produtivos participaram de um curso sobre Panificação e outro sobre Biscoitos e Salgados. Já na Comunidade de Serra da Cruz, localizada em Pesqueira, aconteceu o curso sobre Plantas Medicinais, onde os participantes puderam conhecer plantas que têm substâncias com função de medicamento e aprenderam a fazer um canteiro com mudas destas plantas que servirão para comunidade.
Por fim, na Comunidade de Campo do Magé, localizada no município de Alagoinha, ocorreu um curso sobre Manejo de Rebanho para Caprinos, uma vez que esta comunidade está sendo organizada para reimplantação desta atividade que tem acabado diante do quadro da estiagem prolongada.
Os momentos vivenciados pelos agricultores e agriculturas participantes destes cursos reforçam ainda mais que o homem do campo precisa diversificar sua produção. A gente tá junto em busca destas conquistas
Parceria com SENAR promove cursos em comunidades rurais acompanhadas pelo CEDAPP
A edição de junho da Feira da Agricultura Familiar e Economia solidária foi um sucesso. A comissão organizadora caprichou no visual junino e, além dos produtos que já são comercializados, também teve comidas típicas tradicionais como xerém com galinha de capoeira, canjica, pé de moleque, pamonha, quentão e brincadeiras para a criançada.
As atrações culturais foram: dança do Xaxado com as crianças da instituição MOFAC e a Banda Zé Coquinho e sua gente. Estiveram prestigiando a feira o prefeito de Alagoinha, a prefeita de Pesqueira, secretários de agricultura dos referidos municípios e secretaria de turismo de Pesqueira.
A cada edição mais pessoas comparecem para prestigiar, não só de Pesqueira como de cidades vizinhas. Os(as) agricultores(as) comemoram essa conquista.
Cisternas nas Escolas
É com alegria que o CEDAPP inicia a execução de mais um convênio com a AP1MC - Associação Programa Um Milhão de Cisternas, através do financiamento da FBB - Fundação Banco do Brasil.
Serão 46 Cisternas Escolares com capacidade de armazenar 52.000 litros de água, construídas nas escolas rurais dos municípios de Arcoverde, Buíque e Tupanatinga.
Na manhã de hoje, dois Assessores Técnicos da AP1MC estiveram na sede do CEDAPP para primeira reunião de planejamento das atividades. Desejamos boa sorte para esta nova equipe de trabalho!
Conhecendo o território
Com o objetivo de apresentar e discutir o projeto Cisterna nas Escolas, que garante o acesso à água de qualidade em escolas rurais por meio da implementação de reservatórios com capacidade de armazenar 52 mil litros, o Centro Diocesano de Apoio ao Pequeno Produtor reuniu secretários e secretárias municipais, representantes do poder legislativo municipal, presidentes de associações rurais e comunidades tradicionais (quilombolas e indígenas) dos municípios de Arcoverde, Tupanatinga e Buíque, no Encontro Territorial realizado em seu auditório, no dia 20 de junho.
Na ocasião, o CEDAPP, executor do projeto, firmou parcerias com os gestores públicos presentes com objetivo de viabilizar a logística da construção da tecnologia e manutenção das cisternas, onde ficou garantida a participação do corpo docente e funcionários das escolas no processo formativo durante o desenvolvimento do projeto: Oficinas de Educação Contextualizada, Gerenciamento de Recursos Hídricos Escolar.
Capacitação da Comissão Municipal - Arcoverde, Tupanatinga e Buíque
Como parte das ações do projeto Cisternas nas Escolas, executado pelo CEDAPP com apoio da Associação programa Um Milhão de Cisternas para o Semiárido - AP1MC /ASA, nos dias 13 e 14 de junho, foi realizada a Capacitação da Comissão Municipal, na sala do Banco do Livro no município de Buíque.
O encontro, que contou com a presença de 35 representantes de associações rurais, professores, coordenadores de escola, sindicatos rurais, comissões municipais, secretários de Educação e Agricultura, comunidades tradicionais (quilombolas e indígenas) e poder legislativo municipal dos municípios de Arcoverde, Tupanatinga e Buíque, teve como objetivo envolver as organizações da Sociedade Civil no projeto da construção das cisternas escolares, este apresentado de forma transparente e objetiva.
Durante o encontro foi realizado um levantamento da situação da água nas escolas, o número de escolares em cada uma e as prioridades para o recebimento da tecnologia. Os representantes discutiram o papel e a responsabilidade da Comissão ao longo de sua execução
CEDAPP realiza oficina sobre nova Lei
Diretorias dos Grupos Acompanhados participaram do encontro
Estudar e debater sobre a Lei nº13.019, de 31 de julho de 2014, que demarca um novo ciclo na parceria entre o Estado e as Organizações da Sociedade Civil Organizada, foi o principal objetivo da oficina Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – MROSC. Realizado pelo CEDAPP, no auditório da Casa São Francisco, em Pesqueira, na terça-feira (27/06), o workshop contou com a participação de Diretorias dos Grupos Acompanhados. Assuntos relacionados à Economia Solidária e o CAr- Cadastro Ambiental também foram abordados durante o encontro.
LEI nº13.019
A citada Lei define diretrizes para a política de fomento e de colaboração com Organizações da Sociedade Civil. Para ter acesso às Políticas Públicas e conveniar com municípios, estados ou federação, as associações necessitam adequar seus Estatutos Sociais a esta nova Lei.
CEDAPP recebe doação de mudas
A doação de mudas, realizada pelo IFPE- Belo Jardim, para o Centro Diocesano de Apoio ao Pequeno Produtor é uma ação viabilizada pelo projeto de extensão em Arborização e Reflorestamento do Campus. O projeto está endo apresentada nos espaços de discussão em Políticas Públicas de vários municípios.
As mudas recebidas serão entregues a comunidades que recebem o acompanhamento sistemático do CEDAPP nas atividades do eixo de Gerenciamento de Recursos Hídricos e Preservação do Meio Ambiente.
Escola de Cidadania com Jovens Rurais
Temas, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos, foram discutidos no Encontro
Jovens rurais da Associação do Sítio Gritos, em Tupanatinga, participaram do novo Encontro da Escola de Cidadania realizado pelo CEDAPP, no domingo (02/07/17). Durante o evento, que contou também com a participação da família dos jovens, foi apresentado, de forma dinâmica e participativa, o módulo sobre Direitos Humanos. Os principais temas abordados foram: “Os direitos fundamentais da pessoa humana”; “Conceito e construção histórica dos Direitos Humanos, com recorte para a violação de direitos no Brasil” e “Declaração Universal dos Direitos Humanos”.
Os assuntos discutidos dialogam com a situação social e política atual do Brasil, abordando os reflexos de um passado histórico marcado pela exclusão e massacre da classe mais pobre e dos povos tradicionais, com sequelas graves até os dias de hoje.
Importante destacar que, apesar dos desafios, os agricultores têm muito a comemorar. Devido ao volume abundante de chuva, depois de um longo período de estiagem, além de cisternas e reservatórios abastecidos, a expectativa é de um bom período de colheita em suas plantações.
O CEDAPP aproveitou a ocasião para distribuir mudas de plantas nativas para reflorestamento e arborização do entorno da sede comunitária.
Doação na Comunidade Quilombo Barro Branco
A Comunidade Quilombo Barro Branco, em Belo Jardim, recebeu do técnico em agropecuária João Paulo Mota, nesta segunda (03/07) a doação de uma cabra. Para ajudar a Associação Comunitária do local, o animal será colocado na premiação do torneio de futebol que tem como objetivo de arrecadar fundos.
Feira da Agricultura Familiar do PAA – Alagoinha
Técnicos do CEDAPP participaram de mais uma edição da Feira da Agricultura Familiar do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. A ação, que acontece semanalmente no município de Alagoinha (PE), conta com a participação das diversas comunidades acompanhadas pela Instituição.
O Objetivo da feira é o fortalecimento da agricultura familiar no município, funcionando como uma oportunidade para o agricultor comercializar o excedente de sua produção, que será fornecida ao Programa do Governo Federal, Programa de Aquisição de Alimentos. O executor do programa é o Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA, que vem proporcionando alternativas de geração de renda aos agricultores e agricultoras de Alagoinha.
Cisternas da Primeira Água
O período de chuva renova as esperanças do homem e da mulher do campo. Poder planejar, a partir de seu armazenamento correto, a melhor forma de seu consumo é uma conquista. Atento a esta realidade, o CEDAPP dá continuidade a construção de cisternas nas Comunidades de Alverne, Salambaia e Campo do Magé, município de Alagoinha. Os recursos financeiros para as obras foram doados ao CEDAPP pelos Amigos Paulistas dos Pernambucanos.
Esta semana, equipe técnica do Centro está realizando visitas para acompanhar o processo de construção dos 11 novos reservatórios de 16 mil litros, que estão sendo construídos nos locais. Durante as vistorias, os técnicos também orientam e tiram dúvidas dos beneficiários do projeto.
Economia e Cultura
A última edição da Feira da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária, terça-feira (04.06), reuniu na Praça Dom José Lopes interessados no consumo de produtos naturais, gerados da agricultura familiar. Além de venda dos produtos, devidamente de acordo com as regras de Segurança Alimentar, o evento também contou a apresentações culturais.
As instituições envolvidas no processo de construção para autonomia do homem e da mulher do campo acompanham a produção e comercialização dos excedentes com objetivo de estimular e garantir a viabilidade de ações junto aos grupos produtivos identificados nas associações comunitárias rurais envolvidas.
O CEDAPP aproveitou a ocasião para distribuir mudas de plantas nativas para reflorestamento e arborização do entorno da sede comunitária.
Avaliação da Feira de Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária
A Feira de Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária, que acontece mensalmente na primeira terça-feira do mês, em Pesqueira, aproxima de forma simples e objetiva produtor e consumidor. O êxito da última edição comprova a necessidade da ação.
Em um momento reservado para avaliação, com espaço para sugestões de aperfeiçoamento e correções, o Centro Diocesano de Apoio ao Pequeno Produtor, a Delta Projetos, Cáritas Diocesana de Pesqueira, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Fundação Grupo Esquel e agricultores expositores do evento se reuniram no auditório da Cáritas esta semana. A ocasião foi uma oportunidade para o planejamento da próxima Feira e socialização das agendas das instituições nas comemorações do Dia do Agricultor, próximo dia 28.
Ação em Tupanatinga
CEDAPP ministra palestra sobre Marco Regulatório
Atendendo à solicitação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Tupanatinga, o CEDAPP ministrou palestra sobre o Marco Regulatório e Informes sobre Projetos de Geração de Renda pelo Prorural, no último dia 11, na Sede do CMDRS. A Secretaria de Agricultura e o CMDRS de Tupanatinga vão assessorar as associações para adequação dos novos estatutos.
A proposta foi esclarecer as mudanças nos estatutos das associações com referência da Lei 13.019 de 2014, a ação foi executada por Elizabete Pires (Coordenadora Pedagógica), Veronica Silva (Educadora) e o Técnico em Agropecuária Paulo Fernando.
Famílias beneficiadas com o programa Cisternas de Placas Familiares
Reservatórios garantem o armazenamento de 16 mil litros de água forma segura e saudável
A Execução da 5ª Etapa do programa Cisternas de Placas Familiares atende 31 famílias no Sertão do Pajeú e no município de Quixabá. Uma tecnologia que possibilita o acesso a água de qualidade às famílias da área rural, permitindo a captação e armazenamento de água das chuvas para o consumo. Os reservatórios (cisternas de placas) têm capacidade para 16 mil litros, e são protegidos da evaporação e contaminação.
A ação, executada de abril a julho deste ano, é resultado do trabalho desenvolvido pelo Centro Diocesano de Apoio ao Pequeno Agricultor – CEDAPP, em contrato de número 007/2015 junto ao Programa Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Rural Sustentável (ProRural), através do convenio número 063/2012, Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário- MDSA.
Etapas do projeto
> Cadastramento de 31 famílias por meio de visitas domiciliares, para análise dos critérios de exigibilidade do programa;
> Capacitação em Gerenciamento dos Recursos Hídricos (GRH), nos dias 12 e 13 de Maio, em pareceria com o Sindicato dos trabalhadores rurais – STR;
> Envio da lista para o fornecedor e contatos com os pedreiros das mesmas localidades, próximos aos beneficiários;
> A partir da segunda quinzena de maio, entrega do material para as construções, para o início das escavações dos buracos para o início das obras.
Realizada 9ª Conferência Municipal de Assistência Social
CEDAPP esteve presente no evento, que entre outra atividades, elegeu delegados para XII Conferência Estadual de Assistência Social
“Garantias de Direitos no Fortalecimento do SUAS” é o mote nacional das Conferências de Assistência Nacional em 2017. Com objetivo de analisar, propor e deliberar, o tema foi apresentado em quatro eixos durante a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social, quando foi exposto e aprofundando o II Plano Decenal, acordado nas pré-conferências.
O evento, realizado dia 13 de julho no Espaço da Antiga Fábrica da Ford, em Pesqueira, contou com a participação de representantes do CEDAPP, o Conselho Municipal de Assistência Social, através da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, organizações da Sociedade Civil, usuários e convidados.
Durante a Conferência foram eleitos os delegados para XII Conferência Estadual de Assistência Social. Eles levarão para a Conferência Estadual, dias 17 e 18 de outubro, os desafios e perspectivas pontuados no Plano Decenal, com o propósito de elencar a nível municipal as deliberações.
O momento, de construção e deliberações para Conferência Estadual, também contou com a apresentação cultural dos adolescentes acompanhados pelo Movimento Fraterno de Ação Comunitária – FOMAC.
Fotos: Dafanni L’Amour
CEDAPP apoia a campanha para arrecadar fundos para realização de transplante de intestino
O CEDAPP convida a todos e todas para conhecer a história de David Nilo, funcionário da Associação Programa Um Milhão de Cisternas para o Semiárido (AP1MC): no momento David está internado no Hospital Santa Joana, ele foi submetido a uma cirurgia de emergência para retirada de todo seu intestino delgado e parte do intestino grosso.
“... No dia 21/06/2017, à noite, comecei a sentir uma dor muito intensa e fui socorrido ao Hospital Santa Joana, onde estou desde então. O que ocorreu comigo foi uma isquemia (suspensão da irrigação sanguínea) no intestino delgado, onde o mesmo se contorceu no próprio eixo e, com isso, necrosou. No intuito de salvar minha vida, fui submetido a uma cirurgia de emergência... Atualmente, minha alimentação é feita pela veia (nutrição parenteral), pois, como perdi o intestino delgado, meu organismo não tem condições de absorver os nutrientes dos alimentos. Ou seja, sobrevivo por meio de equipamentos”, revela David em página no facebook (https://www.facebook.com/todoscomdavid/), criada para a campanha #TodoscomDavid.
Para seu total reestabelecimento ele precisa de um transplante, que deverá ser realizado em Miami, EUA. Casado, ele é pai de uma garotinha de três anos, ele precisa de doações para ajudar a custear o processo ao lado da família e amigos. “O tempo de tratamento está estimado em dois anos. E preciso viajar aos Estados Unidos o mais rápido possível”, relata.
Orações poderão ser encaminhadas para o endereço todoscomdavid@gmail.com dúvidas poderão ser esclarecidas e Conselhos.
Saiba como colaborar:
-Banco do Brasil
Ag: 0697-1
Conta Poupança: 67.615-2
Variação 51
- Caixa Econômica
Ag: 2348
Conta Poupança: 2096-6
Operação: 013
- Banco Bradesco
Ag: 6327
Conta Poupança: 1000636-8.
Torneiro Leiteiro em Laje do Carrapicho
Alagoinhas (PE). A premiação é de 3 mil reais e mais três marrãs.
Com o apoio do CEDAPP, de 17 a 20 de agosto, será realizado do XI Torneio Leiteiro de Caprinos de Laje do Carrapicho, em Alagoinhas (PE). A premiação é de 3 mil reais e mais três marrãs.
O evento contará também com shows -entre eles Eduardo e Jaine e Luan Douglas - e palestras, como a ministrada pela Dra. Nivea Regina de Oliveira; Caprinocultura Leiteira no Nordeste para o Pequeno Produtor.
Todos e todas estão convidados a participar da comemoração.
#cedapp25anos #apoiocedapp #caprinocultura
Comemoração e trabalho no Povoado do Campo do Magé
Concurso de Bolo e ações marcam Festa Comunitária em Alagoinha
A edição 2017 da Festa Comunitária do Povoado do Campo de Magé, no Povoado do Campo do Magé (Alagoinha), dias 22 e 23 de julho, contou com uma novidade: o lançamento do primeiro Concurso de Bolos. Foram 18 receitas julgadas por uma comissão formada por representantes do Governo Municipal e Sociedade Civil, entre eles, Maria Elizabete Pires, Coordenadora Pedagógica do CEDAPP. Sabor, textura e apresentação foram os critérios avaliados.
O evento, realizado pela Comunidade e comunidades vizinhas, contou com o apoio do CEDAPP e da Prefeitura Municipal de Alagoinha, garantindo em sua programação apresentações artísticas, bingos, arrematações de galeto. Além de funcionar como espaço importante para comercialização de produtos dos associados.
Ø Comunidade do Povoado do Campo do Magé
Um grupo de mulheres da Comunidade do Povoado do Campo do Magé fornece produtos para programas do Governo Federal, como o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, e feiras municipais em Alagoinha e Pesqueira. Diante deste quadro produtivo, foi apresentada ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável do Município de Alagoinha a proposta de criação de um espaço comum para que elas possam trabalhar de forma adequada. O primeiro desafio é o pleito de uma cozinha comunitária rural através do ProRural com o apoio do Governo Municipal.
-As cinco primeiras colocadas
1ºLugar: Maria Celina de Melo Silva (Campo do Magé);
2ºLugar: Adelma Maria Galindo Silva (Sítio Retiro);
3ºLugar: Claudia Marcia de Melo (Campo do Magé);
4ºLugar: Andréia C. Cavalcante (Campo do Magé) e
5ºLugar: Cynara Alves Lins (Campo do Magé)
Fotos: Eder José e Maria Elizabete
CEDAPP realiza entrega de pintos a avicultores
Famílias da Associação de Açude do Campo, em Pesqueira receberam do CEDAPP a doação de pintos. A ação, realizada pelo técnico em Agropecuária João Paulo, dá continuidade ao trabalho realizado pelo Centro Diocesano de Apoio ao Pequeno Produtor, que em parceria com o SENAR realizou o curso de Avicultura na Comunidade.
O grupo de avicultores vem recebendo acompanhamento técnico, o que já apresenta como resultado o crescimento da produção de galinhas de capoeira. A preocupação com o manejo, a qualidade do produto e higiene são assuntos abordados constantemente em reuniões de acompanhamento objetivando sempre uma melhor produtividade e uniformidade nos animais.
O grupo participa de várias feiras semanais e mensais no município de Pesqueira, contanto já com uma clientela fiel.
FOTOS: João Paulo.
Feira aproxima pequeno produtor e consumidor
Edição de agosto da Feira da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária foi um sucesso
A edição de agosto de Feira da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária, dia 1º de agosto, em Pesqueira, mais uma vez atraiu a atenção dos consumidores, que puderam comprar direto dos produtores variadas hortaliças, derivados de carne e leite, comidas típicas doces, bolos e artesanato – além de conferir a apresentação do samba de coco da Comunidade de Barriguda – Sanharó, e um rico desfile de renda renascença de artesãs da região.
O evento mensal é promovido pelas instituições CEDAPP, DELTA; Projetos, Cáritas Diocesana de Pesqueira, STTR – Pesqueira e Fundação Grupo Esquel. E conta com o apoio das prefeituras municipais de Pesqueira e Alagoinha.
A AÇÃO
A Feira da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária abre espaço para que os agricultores envolvidos comercializem seus produtos, garantindo assim uma segurança alimentar e nutricional. Grande parte dos agricultores estão inseridos em programas do Governo Federal como o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA e o Programa Nacional Alimentação Escolar – PNAE.
Fotos: Maria Elizabete Pires
Uma visita muito especial marcou presença na sede do CEDAPP na última semana: Dom Francisco Biasin, por dois mandatos presidente do Centro e hoje Bispo da Diocese de Barra do Piraí – RJ, retornou a Pesqueira para participar das comemorações dos 99 anos da Diocese da Cidade e aproveitou à oportunidade para rever os amigos deixados na Instituição.
Ele foi recebido por Maria Elizabete Pires e Verônica Oliveira, que integram a Coordenação Executiva.
Um agradecimento especial à Dom Francisco, que doa a vida pelos irmãos!
Evento anual, realizado pela Cáritas Diocesana de Pesqueira, homenageou agricultores
Agricultores e agricultoras marcaram presença no Encontro de Agricultura Familiar promovido pelo Cáritas Diocesana de Pesqueira, dia 4, em homenagem ao Dia do Agricultor, comemorado anualmente todo dia 28 de Julho. Com o tema “Pão Partilhado e Bem Viver, o evento, com concentração na Praça Dom José Lopes, foi dividido entre uma caminhada, apresentações culturais de comunidades acompanhadas pelo CEDAPP, feira de agricultura familiar, distribuição de mudas, sorteio de brindes e troca de experiências e sementes.
O CEDAPP participou da caminhada pelas ruas da Cidade, bem como também expôs os seus trabalhos em um estande na Feira, onde a programação foi encerrada.
Entre as apresentações artísticas, a dança de coco do Sítio Barriguda - Sanharó, tiros de Bacamarteiros e instituições parceiras.
FOTOS: Maria Elizabete (Betinha)
O CEDAPP trabalha para que a juventude tenha acesso aos meios e mecanismos necessários para desenvolver todas as suas potencialidades. E assim fazer a diferença positiva em sua comunidade.
Um jovem com acesso pleno a educação será um adulto responsável e consciente de suas responsabilidades como representante, não só do futuro, mas do presente de todos e todas.
SAIBA MAIS
De acordo com o Decreto de Lei nº 10.515, de 11 de julho de 2002, o Dia Nacional da Juventude também é comemorado em 12 de agosto. No Brasil, de acordo com a PEC da Juventude, ficou estipulado que todo indivíduo entre os 15 e 29 anos é considerado jovem.
Atualmente, por meio do Programa Mundial de Ação para a Juventude, a ONU incentiva ações políticas e diretrizes que ajudam a apoiar a melhoria na qualidade de vida dos jovens de todo o mundo.
Em parceria com o SENAR, CEDAPP promove curso profissionalizante
Atendendo ao pedido da Comunidade do Campo do Magé, registrado na Assembleia Anual do CEDAPP, o Centro Diocesano de Apoio ao Pequeno Produtor solicitou ao SENAR a realização do curso de Eletricista.
A parceria foi firmada e, com duração de uma semana, o curso, que encerra hoje, dia 11, capacitou 10 participantes, que estiveram reunidos no prédio da Sede Comunitária do Povoado do Campo do Magé (Alagoinha), local que funcionou também para a prática da aprendizagem – os alunos realizaram a reinstalação elétrica do prédio com material adquirido através de amigos e parceiros.
Em sua solicitação, a Comunidade do Campo do Magé deixa claro sua preocupação com a geração de trabalho e renda para os moradores, com a finalidade de coibir o êxodo rural na busca de trabalho nas principais cidades da zona urbana.
AGRADECIMENTOS
O CEDAPP registra agradecimentos ao SENAR, Depósito Cavalcanti, Prefeitura de Alagoinha - através do Secretário de Obras Simão Cirineu - e Secretaria de Agricultura, pelo grande apoio prestado a comunidade e ao trabalho do Centro.
Fotos: Dafanni L’Amour
Em Buíque, uma cisterna entregue e sete em fase de acabamento. Em Arcoverde, cadastramento já realizado
Uma nova etapa do Programa Cisterna nas Escolas, que garante água de qualidade nos espaços a partir da construção de reservatórios com capacidade para armazenas 52 mil litros de água - avança somando números positivos: na área indígena de Kapinawá, em Buíque, foram contempladas todas as 24 escolas em funcionamento, uma já está construída e sete já estão em fase de conclusão.
O processo, a partir do cadastro e seleção das escolas, incluí uma agenda de encontros com a comunidade local para apresentação do Programa e a troca de informações e experiências. Na sequência do Encontro, em Buíque, foi realizada a Oficina de Gerenciamento de Recursos Hídricos nas Escolas (GRHE) e apresentado o 1º Módulo de Educação Contextualizada.
Dando seguimento, a capacitação de pedreiros reuniu pessoas da comunidade com interesse em capacitar-se na construção de tecnologia escolar; e a visita de equipe técnica que presta consultoria a Asa, formada por profissionais do CEDAPP.
Escolas do município de Arcoverde selecionadas estão agendadas para a realização do Encontro de Comunidade Local.
Agenda área indígena de Kapinawá (em Buíque)
- Encontro de Comunidade Local: foram convidados a conhecer o projeto pessoas que moram no entorno de cada escola contemplada com a tecnologia social;
- Oficina de GRHE (20 e 21/07): participaram pessoas das escolas beneficiadas que estão diretamente ligadas ao manejo da água: merendeiras, porteiros e zeladores;
- Oficina de Educação Contextualizada (03 e 04/08): participaram dois professores de cada escola beneficiada.
- Capacitação de Pedreiros (24/07 até 02/08): participaram pedreiros e pessoas da comunidade que apresentem interesse em capacitar-se na construção de tecnologia escolar;
- Visita de três técnicos que prestam serviços à ASA (03/08).
XI Torneio Leiteiro de Caprinos
Edição 2017, que começa nesta quinta-feira, contará com palestras, shows e premiações
Começa nesta quinta (17/08), no Sítio Laje do Carrapicho, em Alagoinha, o XI Torneio Leiteiro de Caprinos. Estão todos e todas convidados a participar da programação, que segue até o dia 20 deste mês.
Na grade de opções, palestras temáticas ministradas pelos pesquisadores da Embrapa Caprinos e Ovinos de Sobral-CE, Drª Nívea Felisberto e Dr. Antônio Egito. A Drª.Erivânia Camelo, Diretora Presidente da ADAGRO – PE, abordará o tema Agroindústria Familiar: Perspectivas e Desafios. Também estão incluídos shows, apresentações culturais e barracas com comidas típicas.
DESTAQUE
No espaço da Carreta do Artesanato Pernambuco serão comercializadas peças de artesãos das associações acompanhadas pelos CEDAPP, incluindo AGraça, nos municípios de Pesqueira, Alagoinha, Venturosa, Belo Jardim, Sanharó, Buíque e Tupanatinga. A inciativa é resultado da parceria com AD Diper – PE
No encerramento, além de shows a apresentações, leilão de animais e entrega de prêmios e desfiles dos vencedores.
O Centro Diocesano de Apoio ao Pequeno Produtor recebeu da Escola Municipal José Paes Gramim, no Distrito de Perpétuo Socorro (Alagoinha), a doação de livros didáticos.
Com objetivo de desenvolver ações de partilha e solidariedade, assim como no intuito de promover a multiplicação de conhecimento. O CEEDAPP distribuíra o material às associações das comunidades atendidas pelo Centro, que incluam em seu quadro crianças, adolescentes e jovens em idade escolar.
Facilitar o acesso as ferramentas de educação é uma prioridade para toda equipe CEDAPP.
Nos dias 17 a 20 de agosto de 2017, a Associação dos Pequenos Produtores de Laje do Carrapicho, Zona Rural de Alagoinha-PE, promoveu o XI Torneio Leiteiro de Caprinos.
No dia 17.08.2017 (quinta-feira) foi a chegada dos 32 (trinta e dois) animais, com a ordenha de esgota realizada as 18 horas, iniciando assim a disputa do torneio leiteiro.
No dia 18.08.17 (sexta-feira) a primeira ordenha realizou se as 06:00 horas nos aminais da disputa, contando ainda com 15 (quinze) animais para exposição, no período da manhã ocorreram três palestras :
1ª Palestra: “Avanços e Perspectivas na Produção e Processamento de Leite de Cabra e Derivados” - Dr. Antônio Silvio do Egito - Médico Veterinário e Farmacêutico, M.Sc. em Biotecnologia de Alimentos e D.Sc. Bioquímica/Proteômica - Área de atuação na Embrapa: Ciência e Tecnologia de Alimentos/Proteômica
2ª. Palestra: Tema : “Caprinocultura Leiteira no Nordeste para o Pequeno Produtor: Desafios e Oportunidades” – Drª. Nivea Regina de Oliveira Felisberto - Zootencinsta, M.Sc. e D.Sc. Produção e Nutrição de Ruminantes - Área de atuação na Embrapa: Produção de Caprinos Leiteiros.
3ª Palestra: Tema: “Agroindústria Familiar: Perspectivas e Desafios” - (Dra. Erivânia Camelo de Almeida – Drª. em Medicina Veterinária. Diretora Presidente da ADAGRO – PE).
que contou com a presença de alunos do IFPE - Campus Belo Jardim do curso de Técnico em Agroindustria, alunos da UAG - Unidade Acadêmica de Garanhuns do curso de graduação em Zootecnia, além de parceiros presentes como ProRural - Recife e UGT ProRural - Arcoverde, Prefeitura Municipal de Alagoinha, ONG Pedra D'Água, Embrapa caprinos, ADAGRO - Recife e ovinos e representantes de várias comunidades da região e de outros municípios.
Durante o evento, além do concurso de cabras leiteiras (nas categorias: jovem, marrã e adulta), houveram atrações artísticas e culturais da região e de outros municípios, como a dança de coco da Comunidade de Barriguda - Sanharó - PE que abrilantou a tarde do evento. Esse ano com a novidade da Carreta do Artesanato Pernambuco, em parceria com a AD Diper – Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e o PABE – Programa do Artesanato Pernambuco. Foram comercializados artesanatos das comunidades rurais das regiões Agreste e Sertão de Pernambuco.
Além da disputa o evento contou com atrações culturais, palestras e comercialização de artesanato
Com uma programação intensa e versátil, que incluiu palestras, shows e venda de artesanato, a XI Edição do Torneio Leiteiro de Caprinos em Laje do Carrapicho, realizado, entre os dias 17 a 20 de agosto, pela Associação dos Pequenos Produtores de Laje do Carrapicho, na Zona Rural de Alagoinha, começou com 32 animais, ordenha e esgota realizada em 18 horas. O CEDAPP é um dos apoiadores do evento.
A disputa seguiu no dia seguinte (18) com a primeira ordenha, e a exposição de 15 animais. O dia seguiu com as palestras “Avanços e Perspectivas na Produção e Processamento de Leite de Cabra e Derivados”, ministrada pelo veterinário Antônio Silvio do Egito; “Caprinocultura Leiteira no Nordeste para o Pequeno Produtor: Desafios e Oportunidades” com a Drª. Nivea Regina de Oliveira Felisberto e “Agroindústria Familiar: Perspectivas e Desafios” com a Drª. Erivânia Camelo de Almeida, Diretora Presidente da ADAGRO – PE.
Esta última contou com a presença de alunos do IFPE - Campus Belo Jardim do curso de Técnico em Agroindustrial, alunos da UAG - Unidade Acadêmica de Garanhuns do curso de graduação em Zootecnia. Também participaram parceiros como o ProRural - Recife e UGT ProRural - Arcoverde, Prefeitura Municipal de Alagoinha, ONG Pedra D'Água, Embrapa caprinos, ADAGRO - Recife e ovinos e representantes de várias comunidades da região e de outros municípios.
Somando ao concurso de cabras leiteiras (nas categorias: jovem, marrã e adulta), atrações artísticas e culturais da Região e de outros municípios, como a dança de coco da Comunidade de Barriguda (Sanharó – PE).
Entre os vencedores na Marrã Socorro Melo; na categoria Jovem Gerson Oliveira Paes e na Adulta Orlando José Oliveira – lista completa abaixo.
Novidade
Este foi o primeiro ano da Carreta do Artesanato Pernambuco. O CEDAPP, em parceria com a AD Diper (Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco) e o PABE (Programa do Artesanato Pernambuco), organizou o espaço para exposição de peças de artesãos das associações acompanhadas pelos CEDAPP nos municípios de Pesqueira, Alagoinha, Venturosa, Belo Jardim, Sanharó, Buíque e Tupanatinga.
Contando com a participação de agricultores e agricultoras dos municípios de Pesqueira, Alagoinha e Venturosa, a III edição da Mostra de Agricultura Familiar, realizada na última quarta-feira (23/08), na Rua Paes Barreto, em Pesqueira, foi mais uma oportunidade de comércio direto entre quem faz e o consumidor final.
O evento, realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Pesqueira em parceria com o CEDAPP, Prefeitura Municipal de Pesqueira, Cáritas Diocesana, DELTA Projetos, Fetape, IPA, Banco do Nordeste do Brasil - BNB e outros parceiros, foi também um momento político para reivindicações de maior apoio ele sócio-político-econômico para o homem e a mulher do campo, pensando no cenário político atual, quando direitos conquistados estão ameaçados devido à crise instalada no País.
A programação cultural foi composta pelas apresentações do Grupo de Coquistas e Bacamarteiros do Sítio Camorongo de Pesqueira e o forrozeiro Zé Coquinho e sua Gente. A ação lembrou a comemoração do Dia do Agricultor.
Novas oportunidade para geração de renda na Comunidade Quilombo Barro Branco
Sabão em barra, água sanitária, desinfetante e detergente foram alguns dos produtos que fizeram parte da grade do curso de saneantes realizado, na última quinta-feira (24/08), na Comunidade Quilombo Barro Branco, em Belo Jardim.
As aulas, realizadas apoio do CEDAPP, através do IFPE – Campus Belo Jardim, foram pensadas para oferecer mais uma forma de geração de renda para os participantes que poderão, a partir da prática e comercialização das fórmulas aprendidas, comercializar os produtos. O apoio às atividades de geração de trabalho e renda para uma comunidade são vistas como novos caminhos para garantir que os personagens da história da zona rural dominem ferramentas variadas que garantam a autonomia da família.
O professor Mayk Charles do IFPE, responsável pela grade do curso, realizou um pequeno intercâmbio com alunos da instituição para conhecer moradores associados da comunidade e suas histórias. Um dia de troca de conhecimento e aprendizagem.
Fotos: Elaine Lima (Vice-presidente da Comunidade)
A nova diretoria da Comunidade de Bom Sucesso, em Alagoinha, foi eleita no último sábado (26.08) em Assembleia Extraordinária que atendeu a todas as normas contempladas no Estatuto Social da Associação. O CEDAPP e diversos associados da comunidade participaram do processo eleitoral.
Diretoria
Presidente: Vagner Pontes;
Vice-presidente: Regilene de Fátima;
Secretária: Giselda Lins;
Tesoureira: Rosângela Melo;
Conselho Fiscal: Geraldo Jardim, José Valter e Maria Cláudia.
O encontro foi uma oportunidade para esclarecimentos
A Palestra sobre Cadastro Ambiental Rural (CAR), promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Governo do Estado – SEMAS, reuniu Prefeitura Municipal de Pesqueira, secretarias municipais, representantes de instituições, de associações rurais, graduandos do curso de Gestão Ambiental do IFPE - Pesqueira e técnicos do CEDAPP.
Com objetivo do promover a divulgação do cadastro (o prazo encerra em dezembro deste ano), que pode ser realizado com a orientação e apoio do apoio do governo municipal e agentes de ATER capacitados pela SEMAS, foi discutido tópicos como o levantamento de registro público eletrônico das informações ambientais dos imóveis rurais – com objetivo de promover a integração das informações ambientais das propriedades e posse rurais, para o planejamento ambiental, monitoramento, combate ao desmatamento e regularização ambiental.
Josimário Lucena, no papel de mediador, também comentou que o CAR contempla o novo código florestal e os benefícios previstos na legislação aos agricultores, tais como: obtenção de crédito rural, linhas de financiamento para atender linhas de preservação voluntária, dedução das Áreas de Preservação Permanentes - APP entre outros.
VALE DESTACAR
Os agricultores que concluíram seus cadastros terão 20 anos para recuperar a reserva legal em suas propriedades.
Fotos: Dafanni L'Amour
A palestra “11 Anos da Lei Maria da Penha – Avanços e Perspectivas”, ministrada por Betânia Ribeiro Costa, Coordenadora da Mulher Regional Agreste, integra a ações da Coordenadoria da Mulher de Pesqueira, que objetivam provocar e ampliar a discussão sobre as questões de violência contra a mulher, envolvendo variados setores da sociedade sobre o tema.
A mesa do evento, realizado no auditório da CDL Pesqueira, foi composta pela prefeita da Cidade Maria José, o vice prefeito Luca, o promotor de justiça criminal de Pesqueira Dr. Oscar Nóbrega, o secretário de saúde, o vice presidente da OAB do município, as presidentes das Instituições CEDAPP e Associação PODE, representante da Coordenadoria da Mulher do Município e Coordenadora Regional Agreste.
Analisando o quanto foi positivo, a Coordenadora Pedagógica do CEDAPP, Maria Elizabete Pires, sugeriu a criação de um Fórum Permanente da Mulher no Município de Pesqueira para aprofundar as questões que envolvem a Mulher para uma atuação em rede
Alimento de qualidade e geração de renda
Edição de setembro da Feira da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária
A edição de setembro da Feira da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária, no dia 5, na Praça Dom José Lopes, mais uma vez cumpriu seu papel viabilizando o contato direto do agricultor e seu consumidor.
A ação, realizada na primeira terça-feira de cada mês, é um canal para dar ao produtor o protagonismo merecido, assim como colaborar para o escoamento de sua produção. Além dos alimentos, entre eles hortaliças, derivados de carne e leite, comidas típicas, doces, bolos, o espaço abriga artesanato e sempre conta com uma apresentação cultural. Nesta edição, foi a Banda Marcial da Escola Municipal do Distrito de Salobro que animou o evento.
Participam da ação o Centro Diocesano de Apoio ao Pequeno Produtor – CEDAPP, Cáritas Diocesana de Pesqueira, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Delta Projetos e Fundação Grupo Esquel em conjunto com agricultores e agricultoras da Região. O Evento conta também com o apoio das Prefeituras Municipais de Pesqueira e Alagoinha.
Fotos: Maria Elizabete Pires.
Cisternas Primeira Água
Onze novos reservatórios entregues
Onze novos reservatórios concluídos nas comunidades de Salambaia, Alverne e Campo do Magé (em Alagoinha) e na Sede da Associação de Apicultores – APIASPE, em Pesqueira. A conclusão da construção das Cisternas de Primeira Água é uma conquista para o CEDAPP e para as famílias, que passam a exercer o direito de acesso a água, deixando a percorrer longas distâncias para garantir seu abastecimento, ganhando autonomia e protagonismo.
As cisternas de placas para consumo humano, com capacidade para 16 mil litros, foram construídas com recursos financeiros doados pelos Amigos Paulistas dos Pernambucanos
Fotos: João Paulo Mota.
Reunião na Comunidade De Bom Sucesso
O pleito da Comunidade de Bom Sucesso junto ao CEDAPP para a construção do Galpão de Beneficiamento de Costura chega a sua etapa final em reunião onde foram apresentados a representantes do ProRural, UGT ProRural Arcoverde, Grupo Produtivo de Costura da Comunidade de Bom Sucesso, Grupo Produtivo de Mulheres do Povoado do Campo do Magé, IPA – Alagoinha e representantes da Prefeitura Municipal de Alagoinha, resultados da ação, como autonomia para o grupo em sua atividade econômica.
A geração de renda e trabalho é o terceiro eixo trabalhado pelo CEDAPP nas comunidades que acompanha. O incentivo a ações como esta significa dar visibilidade as potencialidades encontradas pelo Centro nas comunidades atendidas, sempre orientando na conquista de espaços, seja no ambiente político, econômico ou social.
Também participaram do evento, mulheres da comunidade do Povoado do Campo do Magé que fabricam bolos, doces, bolachas, entre outros produtos e tentam conquistar seu espaço no mercado gastronômico artesanal. A ideia foi frisar que no espaço elas vão aprimorar e qualificar sua produção.
Para encerrar, foi aberto um momento para conhecer as produções do grupo de costura e espaço para degustação dos produtos das mulheres produtivas.
Fotos: Maria Elizabete Pires e Dafanni L’Amour.
Seminário - Torres / RS
Parceria SENAR/CEDAPP
Instituições e agricultores (as) comemoram edição junina da Feira da Agricultura Familiar
Cisternas nas Escolas
Conhecendo o Território
Capacitação da Comissão Municipal
CEDAPP realiza oficina sobre nova Lei
CEDAPP recebe doação de mudas Comunidades
Escola de Cidadania com Jovens Rurais
Doação na Comunidade Quilombo Barro Branco
Feira da Agricultura Familiar do PAA–Alagoinha
Cisternas da Primeira Água
Economia e Cultura
Avaliação da Feira de Agricultura Familiar
CEDAPP ministra palestra sobre Marco Regulatório
Famílias beneficiadas com programa
9ª Conferência Municipal de Assistência Social
Campanha para arrecadar fundos para realização de transplante de intestino
Torneiro Leiteiro em Laje do Carrapicho
Concurso de Bolo e ações marcam Festa Comunitária em Alagoinha
CEDAPP realiza entrega de pintos a avicultores
Feira aproxima pequeno produtor e consumidor
Dom Francisco visita sede do CEDAPP
Encontro de Agricultura Familiar
Dia Internacional da Juventude
Em parceria com o SENAR, CEDAPP promove curso profissionalizante
Cisterna nas Escolas
Torneiro Leiteiro em Laje do Carrapicho
CEDAPP recebe doação de livros
XI Edição do Torneio Leiteiro de Caprinos - Laje do Carrapicho
III Edição da Mostra de Agricultura Familiar-23/08/2017
Curso de Saneantes em Belo Jardim-24/08/2017
Eleição da Diretoria da Comunidade de Bom Sucesso-26/08/2017
Palestra sobre Cadastro Ambiental Rural - 31/08/2017
“Lei Maria da Penha – Avanços e Perspectivas” - 31/08/2017
Alimento de qualidade e geração de renda - 05/09/2017
Cisternas Primeira Água - 08/09/2017
Reunião na Comunidade De Bom Sucesso - 08/09/2017
Parceiros
CEDAPP - Centro Diocesano de Apoio ao Pequeno Produtor
Rua Comendador José Didier, S/N - Centro
Pesqueira / PE - Fone/Fax: (87) 3835-1849
E-mail: cedapp@cedapp.org