Notícias
Notícias anteriores
CADSOL
a inscrição de representantes dos empreendimentos no CADSOL facilita o acesso às políticas públicas, possibilitando a participação nos Fóruns locais e estadual.
Cisterna nas Escolas
Equipe do CEDAPP, composta por coordenação, animador de campo e auxiliar administrativo, acompanharam o assessor técnico da ASA, Jefferson, nas visitas técnicas as escolas rurais dos municípios, dia 26, de Arcoverde e Buíque. O objetivo da ação foi verificar a qualidade das construções dos reservatórios de água construídos através do projeto Cisterna das Escolas.
O assessor teve a oportunidade de questionar as pessoas diretamente beneficiadas, constatando a satisfação em relação a todo processo de construção e contentamento com o ganho para a comunidade escolar com a disponibilização da tecnologia social. Ele também fez uma análise técnica, mostrando-se bastante satisfeito com a qualidade estrutural das cisternas.
Trabalho reconhecido
Durante as visitas, a equipe do CEDAPP recebeu mais uma boa notícia: no processo da terceira etapa do Programa Cisternas nas Escolas, o CEDAPP é a instituição que mais construiu cisternas até o presente momento, mantendo-se em conformidade com o cronograma de execução física.
Trabalho em andamento na Associação Rural de Riacho das Almas
O Centro Vocacional Tecnológico da Moda – CVT da Associação Rural de Riacho das Almas, em Jataúba, propõe que associados e comunidade, que já desenvolvem a atividade de forma individual, possam se engajar no empreendimento coletivo.
A Associação, que obteve um termo de cessão de Uso de Bem para formalizar o funcionamento, recebeu a visita do CEDAPP e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Informação do Estado de Pernambuco na última semana de setembro.
O empreendimento, composto por máquinas de costura, móveis, e computador, foi implantado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – SECTI do Governo do Estado de Pernambuco em parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação – MCTIC.
10ª Edição da Feira da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária
Neste mês de Outubro o CEDAPP comemora a 10ª edição da Feira da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária, realizada na última terça-feira (03.10), na Praça Dom José Lopes, no Centro de Pesqueira. Formada por empreendimentos solidários de associações rurais e urbanas dos municípios de Pesqueira, Alagoinha, São Bento do Uma, Venturosa e Belo Jardim, a Feira vem sendo uma ação exitosa em sua missão de abrir espaço para a comercialização e divulgação dos produtos da agricultura familiar e artesanato da Região, assim como tem agregado um pouco de cultura nas apresentações mensais.
Neste mês, em que é comemorado o Dia das Crianças, educadores e adolescentes da ASEVI – Ação Social Esperança e Vida, promoveram várias brincadeiras de interação com as crianças no local e foi realizado um Bazar Solidário em prol desse trabalho com crianças e adolescentes da ASEVI.
Além do CEDAPP, a ação é promovida pelo Sindicato Rural de Pesqueira, a Delta Projetos, a Cáritas Diocesana e a Fundação Esquel.
Fotos: CEDAPP/Divulgação
Encontro de Comunidade Local
Ação faz parte do processo do Programa Cisterna nas Escolas
Parte inicial do processo do Projeto Cisterna nas Escolas, o Encontro com a Comunidade Local é o primeiro momento em que são apresentados os desafios da convivência com o semiárido, proporcionando uma reflexão sobre a região e suas potencialidades.
Alunos, agente de saúde, professores e moradores do entorno da Escola Municipal Rui Barbosa, Sítio Umburana, em Tupanatinga, estiveram reunidos com o CEDAPP, na quarta-feira (27.09). É um momento de conversa e sensibilização sobre o Programa; falando diretamente para toda comunidade escolar sobre a importância da construção da tecnologia social com capacidade de estocagem para 52 mil litros de água própria para o consumo humano - a melhora nos resultados escolares dos alunos é um ponto a ser destacado.
Na ocasião, o CEDAPP entende e estimula que os participantes elejam pessoas responsáveis pela manutenção da tecnologia, responsáveis em observar a qualidade e manutenção do telhado para que a água fornecida aos alunos seja potável.
Educação Contextualizada
Parte das atividades do Projeto Cisterna nas Escolas, Oficina foca na troca de experiências para o melhor aproveitamento da água
Professoras e professores de sete, das oito escolas estaduais Indígenas da etnia Kapinawá, do município de Buíque, foram convidados pelo CEDAPP para conhecer, nos dias 25 e 26 de setembro, a propriedade do Técnico Agroecológico Ronaldo Macário; o Sítio Saguim, em Tupanatinga. A ação integra a grade do segundo módulo da Oficina de Educação Contextualizada, que faz parte da área formativa do Projeto Cisterna nas Escolas.
A Oficina é composta por três módulos direcionados aos profissionais da educação das escolas rurais, e tem como um dos objetivos principais o estímulo a convivência com o Semiárido, conhecimento das potencialidades da Região, e o compartilhamento das conquistas e desafios enfrentados pelos moradores. Ou seja, abre espaço para que seja trabalhado com os professores e professoras novas abordagens e novos conceitos.
Neste momento, um fator determinante para a experiência é a troca de informação em contato com pessoas que tenham experiências exitosas na Região para compartilhar. No Sítio, o Sr. Macário dividiu seus saberes e todos puderam vivenciar e observar as práticas, que poderão ser adaptadas à realidade de cada escola.
Esse intercâmbio funcionou para os professores e professoras, depois de toda construção em sala no primeiro módulo, conhecerem as diversas tecnologias alternativas para a convivência com o semiárido, desde a construção de canteiros econômicos, à reutilização das águas cinzas (aquelas que não são aproveitadas após a confecção da merenda), conhecer as plantas que podem ser utilizadas na merenda e também as que podem ser produzidas pelos próprios alunos.
Cada município irá vivenciar essa experiência – além de Buíque, o CEDAPP atende, dentro do Projeto Cisterna nas Escolas, Arcoverde e Tupanatinga.
Escola de Cidadania com Jovens em Tupanatinga
“Conhecendo e Preservando o Bioma Caatinga” e “Políticas Públicas e Juventude” foram os temas abordados no encontro Escola Cidadania com Jovens das Associações de Sítio Gritos e Pilões, em Tupanatinga. A ação, realizada pelo CEDAPP, foi conduzida por Verônica Silva, Educadora Social, e Paulo Fernando, Técnico em Agropecuária, no último sábado (14.10), na Sede da Associação.
O objetivo do encontro foi trabalhar com os jovens seu engajamento nas atividades da Associação, no resgate da cultura local, assim como a reflexão sobre seu papel na sociedade.
A programação faz parte das atividades do POA – Plano Operativo Anual para implantação da Escola de Cidadania com jovens rurais.
Fotos: Verônica Silva
Contribuição na Formação de Conselheiros - Venturosa
Atendendo à solicitação da coordenação e conselheiros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Venturosa, o CEDAPP realizou, hoje (17.10), na Câmara de vereadores (centro de Venturosa), uma apresentação sobre o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – MROSC, Temas como PNAE, PAA, CAR e Serviço de Inspeção Municipal – SIM.
Elizabete Pires, Coordenadora Pedagógica, e os técnicos Paulo Fernando e Eder Silva, representantes da instituição, esclareceram dúvidas sobre as mudanças que serão feitas nos estatutos das associações com referência a Lei 13.019 de 2014.
No evento também foi registrada a solicitação dos conselheiros para que o CEDAPP promova um encontro sobre associativismo direcionado a representantes das diretorias das associações do município. A ação será agendada em breve.
Fotos: Elizabete Pires, Éder Silva
Capacitando para agregar valor à produção
Membros da Associação de Açude do Campo, em Pesqueira, tiveram a oportunidade de participar do curso Trabalhador no Beneficiamento da Carne Caprina – Embutidos e Defumados, promovido pelo SENAR, em parceria com o CEDAPP e o Sindicado Sindicato Patronal de Pesqueira. Foram três dias – de 16 a 18 de outubro – de capacitação voltados principalmente a diversificação dos produtos e melhoria da renda das famílias envolvidas.
O curso abrangeu o manuseio de caprinos, aves ou suínos, com os alunos aprendendo cortes especiais. Nas aulas, eles puderam produzir diversos tipos de alimentos, como hambúrguer, espetinho de carne moída (kafta), pernil defumado, costela defumada, buchada, sarapatel, linguiça calabresa e frescal, lombo de caprino defumado e galinha caipira defumada.
A ação foi resultado da solicitação da própria Associação, que já trabalha com a comercialização de galinha caipira abatida no açougue de Pesqueira (nas feiras semanais de quarta e sábado), e na Feira Mensal da Agricultura Familiar e Economia Solidária que acontece em Pesqueira.
“Em Favor da Paz de Nossa Cidade”
O crescimento da violência tem vitimado moradores de várias cidades no Brasil, e em Pernambuco não é diferente. Um cenário assustador que tem mobilizado a sociedade, que busca formas alternativas para conter números alarmantes de crimes. Em Pesqueira, o alto índice de incidências mobilizou um grupo de mulheres a procurar instituições, o poder municipal e o comercio para tentar encontrar alternativas.
Neste processo, ainda em construção, na última quinta (19.10), no Auditório do Cáritas Diocesana, o grupo Bem Aventurados os que Promovem a Paz, representantes do Centro Diocesano de Apoio ao Pequeno Produtor – CEDAPP, do Colégio Doroteia, da Cáritas Diocesana, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, EREMJAM e SESC participaram do encontro para complementação do projeto Em Favor da Paz de Nossa Cidade.
As instituições contribuíram com sugestões para ações preventivas de enfrentamento e ressocialização. Na pauta a sugestão de opções que possam vir a contribuir para um cenário de paz em bairros, escolas e afins. A ideia é promover palestras com temas voltados a Comunidade; a criação de um Disque Denúncia, divulgação com cartazes e adesivos.
PLANEJAMENTO
O próximo passo é a confirmação de uma “Caminhada pela Paz”, previamente planejada para o dia 9 de novembro, às 9h, em frente à Catedral na praça Dom José Lopes. O evento deverá contar com a participação do Bispo Dom José Luiz Ferreira Salles.
Envio de Informações de Notícias
1. O quê? Encontro para complementação do Projeto: “Em Favor da Paz de Nossa Cidade”.
2. Quem? O Grupo “Bem Aventurados os que Promovem a Paz”, Representantes do Centro Diocesano de Apoio ao Pequeno Produtor – CEDAPP, Colégio Doroteia, Cáritas Diocesana, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, EREMJAM, SESC entre outras instituições.
3. Quando? Dia 19 de outubro de 2017 (Quinta-feira).
4. Onde? Auditório da Cáritas Diocesana.
5. Como? O encontro teve como objetivo a complementação de um projeto que vem sendo construído no município de Pesqueira, tendo como maior foco a Paz na cidade em seus variantes cenários, seja nas escolas, nos bairros, na sociedade como um todo. A intenção é promover palestras com temas voltados a Comunidade; A criação do Disque Denuncia, divulgação com cartazes, adesivos e afins. As instituições que puderam participar deste momento contribuíram com sugestões para ações preventivas de enfrentamento e ressocialização. Em breve será divulgada uma grande “Caminhada pela Paz” que está sendo planejada para o dia 09 de novembro, às 9 horas de manhã em frente a Catedral na praça Dom José Lopes, com a participação do Bispo Dom José Luiz Ferreira Salles.
6. Porquê? Diante dos altos índices de violência no município do Pesqueira, um grupo de mulheres preocupadas com a segurança de todos, está mobilizando instituições, poder municipal e comércio para juntarem- se a esta luta contra a violência, nas suas variantes formas.
Grupos Produtivos de Mulheres reunidos
Intercâmbio promove troca de experiências exitosas com objetivo de fortalecer o trabalho realizado por elas
A troca de informação, experiência, é uma das formas mais ricas de manter-se à frente no que se faz, garantido assim o sucesso no trabalho. Com o objetivo de promover o compartilhamento de conhecimento, mulheres dos grupos produtivos Campo do Magé (Alagoinha), Salobro e Novo Cajueiro (Pesqueira), mais CEDAPP, Fundação Grupo Esquel e Cáritas Diocesana, realizaram o Intercâmbio Produtivo de Mulheres, no último dia 28 de novembro, no Galpão Produtivo do Grupo de Mulheres do Novo Cajueiro, em Pesqueira.
Destaques em suas comunidades, as mulheres partilharam suas histórias de vida e conquistas profissionais, assim como seus saberes na produção; Como o preparo do bolo de rolo, carro-chefe do grupo de Novo Cajueiro.
O encontro de sucesso encerrou com um almoço e a certeza do fortalecimento da relação entre os grupos e comprometimento de todos os envolvidos.
Repasse do Fundo Solidário Comunitário
Evento organizado pela Associação dos Bacamarteiros e Coquistas de Barriguda foi um sucesso
A dinâmica do Fundo Solidário é uma prática comum nas comunidades atendidas pelo CEDAPP – o projeto beneficia agricultores que recebem a doação de caprinos para reprodução e repasse para outras pessoas. Há um ano a Associação de Barriguda recebeu 20 marrãs e um reprodutor para implantação da ação. Com uma diferença, os animais foram doados por agricultores de outros municípios, que sensibilizaram e resolveram tomar a iniciativa.
Entre os principais benefícios para as famílias está o consumo do leite, de excelente qualidade, além da geração de renda com sua comercialização em Sanharó.
Das vinte famílias contempladas, oito já fizeram o repasse de uma marrã, através de sorteio – foram oito associados (as) contemplados. A festa foi no dia 24 de novembro, na Quadra de Esportes da Comunidade de Barriguda, em Sanharó, e foi organizado pela Associação dos Bacamarteiros e Coquistas de Barriguda. O evento contou com a apresentação dos Bacamarteiros e o Côco de Roda com pernas de pau.
Prestigiaram a ação a coordenação do CEDAPP, autoridades do Município, entre elas o prefeito, vereadores, mais o presidente do CMDRS, representante do IPA.
Fotos: Elizabete Pires, Éder Silva..
Missa em Ação de Graças pela Construção da Sede Comunitária em Serrinha Obra foi concluída graças à colaboração de toda comunidade
A conclusão da construção da Sede Comunitária em Serrinha, Buíque, é a garantia de um espaço para que os integrantes da Associação dos Agricultores do povoado possam realizar, com autonomia e conforto, eventos, encontros e cursos. O que significa um futuro com possiblidades de desenvolvimento multiplicadas.
Para agradecer o esforço de todos e todas que, entre outras ações para viabilizar a obra, promoveram mutirões, bingos e rifas, a Associação organizou uma Missa de Ação de Graças, no dia 24 de novembro. O ato litúrgico foi celebrado pelo Pe. Bartolomeo Bergese, do CEDAPP. Um momento de reflexão a gratidão a Deus.
Fotos: Elizabete Pires, Éder Silva..
Feira da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária natalina
Edição comemorou um ano de bons negócios e muitas atrações culturais
A edição de dezembro da Feira da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária foi duplamente especial. Além do clima natalino de confraternização, o evento completou um ano de execução. E como de costume, com a realização de bons negócios e muita alegria.
Realizada pelo CEDAPP, Cáritas Diocesana, Delta Projetos, Sindicato dos Trabalhadores Rural e Fundação Grupo Esquel, a Feira é um sucesso em Pesqueira e tem cada vez mais comprovado a força da qualidade dos produtos oriundos da Agricultura Familiar, assim como do artesanato local e manifestações artísticas. Além do público cativo da Cidade, a festa atrai consumidores de cidades vizinhas.
A ação teve seu horário prolongado, seguindo de 15h às 22h, e contou com a apresentação cultural do grupo de Bacamarteiros de Comorongo, bastante forró, depoimentos e agradecimentos dos agricultores participantes.
Representantes/visitantes da Embrapa Caprinos e Ovinos de Sobral – CE, o Secretário de Agricultura e técnico do IPA de Alagoinha e membros do governo municipal de Pesqueira, que apoiam a iniciativa, marcaram presença.
A Feira, como de costume, foi realizada na primeira terça-feira do mês (5.12), na Praça José Lopes, no Centro de Pesqueira.
Fotos: Elizabete Pires e Dáfanni L'Amour.
Plenária da ASA-PE
Dividida em dois dias, a ação teve momentos pra reflexão e planejamento
O primeiro dia da Plenária da ASA-PE (6.12), em Triunfo, foi dedicado a avaliação das atividades e ações das instituições e Rede, da qual o CEDAPP faz parte, em 2017, levando em consideração o cenário sociopolítico-econômico do País.
O segundo momento (7.12) foi dedicado ao planejamento de ações para 2018, como a participação da Rede ASA-PE em encontros importantes, como a IV ENA – Encontro Nacional de Agroecologia, que já tem seu lema definido para a nova edição: “Agroecologia e Democracia unindo Campo e Cidade”, o Encontro Regional de Comunicação (AL / PE / PB) e a Filiação de 20 instituições à AP1MC – Associação Programa Um Milhão de Cisternas.
O evento também abriu espaço para o debate sobre assuntos importantes, como Educação Contextualizada no Semiárido, Escassez e Recursos Hídricos e incentivos a Feiras de Troca de Sementes.
Para encerrar, uma mística ressaltando os elementos da natureza e a pintura de um painel para ser levado ao IV ENA.
Fotos: CEDAPP/Divulgação.
Oficina de Gastronomia
Grupo Produtivo de Mulheres Rurais recebe nova carta de receitas
A lista de novas receitas passadas ao Grupo Produtivo de Mulheres Rurais, no Povoado de Magé, em Alagoinha, na Oficina de Gastronomia, realizada na primeira semana de dezembro (11.12), inclui pães e biscoitos recheados, panqueca de inhame e yakisoba. A ação, realizada em parceria entre CEDAPP, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Prefeituras Municipais de Pesqueira e Alagoinha, reforça a perspectiva de ampliação de mercado e conquista de novos consumidores nas feiras que o grupo participa.
A Oficina, ministrada por professoras de UFRPE, é também um reflexo do empenho e sucesso das mulheres, que realizando um trabalho de destaque, estimulam as organizações sociais e poder público a apoiar a ampliação do conhecimento e qualificação com objetivo de dar continuidade ao ciclo de geração de renda. Com certeza, todas são exemplos a serem replicados.
CEDAPP recebe alunos da UAG
Estudantes também conheceram o trabalho realizado na comunidade de Alagoinha
Esta semana alunos do 7º Período do Curso de Medicina Veterinária da Unidade Acadêmica de Garanhuns – UAG visitaram a sede do CEDAPP e a Comunidade do Carrapicho, na Zona Rural de Alagoinha. Uma oportunidade prática de aproximação entre a universidade pública e a comunidade.
Os alunos, guiados pelo professor Caetano DeCarli, conheceram os produtos derivados do leite de cabra que são fabricados na comunidade e comercializados em feiras da região. E também participaram de uma rodada de degustação.
A ação reforça a importância da troca de conhecimento, assim como valida espaço para o fortalecimento da parceria entre a Academia, a Cooperativa de beneficiamento de leite e o CEDAPP.
A extensão universitária é um importante espaço de produção, acumulação e disseminação de conhecimentos. Ela se fundamenta em três bases inter-relacionadas: ensino, pesquisa e extensão. Essa troca de saberes favorece a todos.
Participaram do encontro, realizado na última quarta-feira (24.01), membros da COOBELLAC, CEDAPP e alunos da Universidade Federal Rural - Unidade Garanhuns.
CEDAPP no Encontro Regional de Comunicação da ASA
Intercâmbio de informação entre estados trabalha valorização do Semiárido
O CEDAPP marcou presença nos três dias (de 29 a 31.01) da programação do Encontro Regional de Comunicação da ASA, no Auditório do Hotel Barramares, em Jaboatão dos Guararapes. Outras organizações que integram a ASA, comunicadores populares e jovens de Pernambuco, Alagoas e Paraíba, representantes de comunidades e a coordenação executiva e assessoria da ASA também participaram da ação, que focou na necessidade da valorização do Semiárido e empoderamento da comunicação popular com seus direitos preservados.
No abre, um carrossel das instalações pedagógicas de cada estado, seguindo, no segundo dia, de apresentações de troca de experiências da comunicação popular e a realização de oficinas de edição de vídeos, áudio e novas narrativas. Para encerrar, um momento dedicado à conscientização e compromisso com o fortalecimento da rede ASA. A ideia é ampliar e replicar tais experiências conquistando novos públicos com o encantamento das experiências dos/as agricultores/as das regiões.
O resultado do intercâmbio de conhecimentos foi o diagnostico da necessidade de debater a situação atual da conjuntura do País a partir do amplo acesso a comunicação.
Fotos: ASAcom e Dafanni L’Amour
Monitoramento do Projeto Cisterna nas Escolas
CEDAPP participou do evento aonde foi discutido sobre os avanços da ação
Organizada pela ASA, em conjunto com a AP1MC, a Oficina de Monitoramento e Avaliação da 3ª Etapa do Programa Cisterna nas Escolas foi realizada nos dias 5 e 6 de fevereiro, no Hotel Canariu’s D’Gaibu, no Cabo de Santo Agostinho. A ação contou com a participação de todas as organizações que, como o CEDAPP, executam o projeto Cisterna nas Escolas no Semiárido Brasileiro, somando do semiárido nove estados representados.
A mesa “Qual o papel da rede ASA na luta pela educação no semiárido” foi a primeira atividade. O resgate na história do campesinato no País e no mundo e a subtração dos direitos foram tópicos discutidos.
O que alimenta a esperança histórica na ASA? Sobre a participação das mulheres: quem são? Aonde estão? O que sentem e o que sonham? Estas foram questões que colocaram em foco a importância do debate de gênero nas escolas rurais e também o projeto de lei “Escola sem Partido”, que ronda nas esferas Municipais, Estaduais e Federais.
A terceira etapa foi norteada pelas seguintes reflexões: Em que avançamos? Em que podemos melhorar? O que mudou na minha UG com o programa?
Na socialização dos trabalhos, os grupos destacaram pontos positivos e negativos, abrindo espaço para as instituições exporem dificuldades e êxitos na execução dos programas em suas regiões, compartilhando experiências, ressaltando e a necessidade de continuação das formações (Educação Contextualizada). Foi discutido também o grave problema do fechamento/nucleação das escolas rurais, que, através do projeto, diminuiu bastante, mas ainda é um desafio a ser superado.
O evento foi uma importante oportunidade de avaliação do projeto, com o propósito de construir uma continuidade na luta contra o fechamento das escolas rurais do semiárido.
“Semiárido vivo, nenhuma escola a menos!
CEDAPP participa de Plenária da ASA em Triunfo
Durante o encontro foram discutidos vários temas, entre eles “Que Semiárido nós Queremos? ”
A perspectiva de construir uma convivência com o semiárido no âmbito social, voltando às bases para a luta contra o conservadorismo e o modelo político que imposto pelos representantes governamentais foi o argumento para a realização da Plenária da ASA.
O encontro, realizado nos dias 20 e 21 de fevereiro, em Triunfo, reuniu Coordenação da ASA – PE, Instituições e Comunicadores da Rede, entre elas o Centro de Apoio ao Pequeno Produtor – CEDAPP.
O momento contemplou vários pontos, como por exemplo a analise coletiva do contexto vivenciado; Construção da Plataforma do Semiárido e o questionamento “Que Semiárido nós Queremos? ”
Outros tópicos em destaque: Relação da ASA-PE com o Estado; Encontros preparatórios para o IV ENA – Encontro Nacional de Agroecologia, ERÊ Nordeste e Encontro Estadual; Fórum Alternativo Mundial da Água – FAMA e Fórum Social Mundial – FSM, Processo Eleitoral da AP1MC. Também foram repassados informes de agendas das organizações com o 8 de março e Semana da Água.
Fotos: Nipson Richard e Dáfanni L’Amour
Nova etapa do Programa Cisterna nas Escolas
A nova etapa contempla 21 novos reservatórios de água nos municípios de Pesqueira e Alagoinha
O Centro Diocesano de Apoio ao Pequeno Produtor comemora a execução de mais uma etapa Programa Cisternas nas Escolas. Nesta nova fase serão construídas 21 cisternas escolares com capacidade para armazenar 52 mil litros de água, nos municípios de Pesqueira e Alagoinha.
Com o objetivo de capacitar, trazer informações e, principalmente, difundir o Programa, o CEDAPP organizou a Capacitação da Comissão Municipal de Acompanhamento das Ações de Execução do Programa Cisterna nas Escolas. Participaram da ação, realizada dias 22 e 23 de Fevereiro, na Secretaria Municipal de Educação de Alagoinha e Condomínio Giovanna, a equipe técnica do CEDAPP, representantes dos vários segmentos da sociedade civil e governo dos municípios de Alagoinha e Pesqueira.
A ideia principal é integrar os vários atores nos locais aonde o Programa é desenvolvido com objetivo de elaborar ações e estratégias para possíveis desafios que possam surgir durante sua execução. É necessário considerar, para êxito do Programa, a importância do conjunto de envolvidos: presidentes de associações comunitárias, gestão municipal, sindicato de classe, professore (a) s, pedreiros.
Destaques do Escolha a Vida
A entrega de 150 casas nas comunidades Kapinawá e Serrote Preto, que recebem acompanhamento sistemático continuado do CEDAPP, foi umas das pautas discutidas durante o Programa Escolha a Vida, no último domingo (04.03), na Rádio Jornal de Pesqueira. O programa é gravado estúdio de gravação do Condomínio Giovanna Bergese
A atração, assinada pelo CEDAPP em parceria com a ASEVI, Associação PODE e CENPRODH, tem como objetivo informar e provocar reflexões sobre a Palavra de Jesus. A apresentação do novo técnico de campo, Leandro Santos dividiu espaço com mais alguns tópicos, como a Socialização da implantação do Projeto Cisternas nas Escolas nos municípios de Alagoinha e Pesqueira com a parceria dos Governos Municipais, através das Secretarias de Educação, respectivamente.
Para encerrar, o informe sobre a Feira da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária, que deveria ser realizada hoje, mas teve sua data alterada - devido ao feriado estadual (Data Magna de Pernambuco) -, para 13 de março, na Praça Dom José Lopes, Centro de Pesqueira, das 15 às 19 horas.
Fotos: Éder José e Adelmo Costa.
Eleição para diretoria e conselho fiscal do CEDAPP
Na última quarta-feira (07.03) a diretoria e coordenação executiva do CEDAPP, mais associados e voluntários, se reuniram em assembleia para eleição de novos membros da diretoria e conselho fiscal da instituição.
A ação, realizada no auditório do Condomínio Giovanna Bergese, atende a reforma no Estatuto Social, que rege que a composição da diretoria do CEDAPP passa a ter um Vice Presidente e um Conselho Fiscal.
A reunião seguiu dinâmica, e sendo um espaço democrático deu espaço para quem tivesse interesse em se candidatar.
Fotos: CEDAPP
Cisterna nas Escolas: planejamento para a 4ª etapa
Com objetivo de esclarecer mudanças e novidades da execução da 4ª etapa do Programa Cisternas nas Escolas, a equipe técnica e financeira do CEDAPP envolvida no Programa se reuniu com Cristiane, assessora técnica da AP1M, nesta semana, na sala de reunião da Instituição.
A ação é uma demanda necessária a cada nova etapa do Programa, tanto para
planejar o calendário de atividades, como ressaltar a importância de prezar pela excelência e pontualidade do serviço.
Fotos: Lourdes Viana e Equipe CEDAPP
Comunidades acompanhadas pelo CEDAPP recebem PNHR
609 casas serão construídas nos municípios de Buíque e Tupanatinga
Os agricultores dos municípios de Buíque e Tupanatinga foram selecionados pelo Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR. Contando com o apoio do CEDAPP, o Programa foi viabilizado através da Caixa Econômica Federal e do Instituto Moradia.
Entre as comunidades acompanhadas pelo CEDAPP em Buíque contempladas com o Minha Casa Minha Vida Rural estão as associações de Serrote Preto, Mulheres de Kapinawá e Serrinha. Serão 150 Casas na Aleia Indígena Kapinawá; 50 na Associação de Serrote Preto e 05 na Associação de Serrinha. O número exato no município é de 609 casas, o que corresponde a 33% do total de moradias no local.
Em Tupanatinga serão 100 casas, entre elas estão nove em Sítio Gritos, 5 no Sítio Pilões, comunidades acompanhadas pelo CEDAPP.
A conquista é resultado do trabalho realizado junto aos agricultores, que conseguiram organizar a documentação necessária para serem atendidos.
Outra boa novidade é que a empresa Instituto Moradia, que fará a execução das construções em Buíque, utilizará a mão de obra local, promovendo a geração de renda local.
CEDAPP trabalha com diretorias de associações
Durante o encontro também foram discutidas modificações no Estatudo Social do CEDAPP
O Encontro de Formação Pessoal/Social e os Desafios de Trabalhar em Comunidade reuniu, na Casa São Francisco, em fevereiro, a equipe técnica do CEDAPP e membros de diretorias das comunidades acompanhadas. Na reunião, que teve seu conteúdo dividido em dois dias, também foi discutido a aprovação de mudanças no Estatudo Social do CEDAPP.
O objetivo da ação foi sensibilizar e formar as pessoas das associações, começando pela diretoria, a observar e respeitar as particularidades de cada pessoa, evidenciando que só desta forma é possível uma convivência harmônica. O acompanhamento técnico e continuado, direcionado aos membros das comunidades, realizado pelo CEDAPP, está baseado nas orientações de formação social a serem aplicadas em suas atividades nas inúmeras situações de convivência das associações.
Com o apoio do Padre Bartolomeo Bergese na parte de formação espiritual e com mística voltada ao tema, os participantes puderam entender a importância do momento, no sentido de conviver em comunidade. Na sequência participaram de uma dinâmica voltada à autoestima aplicada pela facilitadora Danielle Calado, Já Maria Elizabete apresentou conteúdo sobre mediação de conflitos.
No segundo dia foi apresentado e debatido todos os pontos a serem modificados no Estatuto Social do CEDAPP, com adequações ao Novo Marco Regulatório. Neste momento, o Estatuto foi aprovado por todos os presentes.
Fotos: Leandro Santos, Maria Elizabete.
Comemoração dupla no Dia da Mulher
Em parceria com os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e a Cáritas Diocesana de Pesqueira, o Centro Diocesano de Apoio ao Pequeno Produtor realizou um café da manhã para as mulheres no seu dia, 8 de março. Na mesma dada, o CEDAPP também promoveu o Encontro de Formação para Mulheres na comunidade de Barriguda e Sítio Pagão, em Sanharó. Dois eventos direcionados a celebrar e destacar a importância dos movimentos de luta para a conquista de direitos de igualdade de gênero.
Durante o primeiro momento, além de presentes e o show de Edu Souza, foi lembrada o tema da Campanha da Fraternidade 2018: “Fraternidade e superação da violência”. Em diálogo direto com a necessidade urgente de combater qualquer tipo de violência, a campanha reforça a importância das mulheres receberam o apoio necessário para se sentirem encorajadas a denunciar seus agressores, diminuindo assim os casos.
Já durante o Encontro de Formação para Mulheres, que contou com a presença de mulheres mulheres das Comunidades de Barriguda e Sítio Pagão, a presidente da Agraça, Maria José (Zeza) compartilhou com as presentes suas experiências, dando um testemunho de vida e superação junto as situações adversas que muitas mulheres passam durante a vida. Outras mulheres foram encorajadas pelo ato e também dividiram suas histórias.
Fotos: Maria Elizabete e Dafanni L’Amour
Encontro Territorial do Agreste Meridional da Rede ASA
A ação foi voltada a reflexão sobre os direitos e deveres do homem a da mulher do campo
“Dizer que vivenciamos uma forte crise política em nosso País parece ‘chover no molhado’ e muitas vezes vira frase feita”. A sentença, dita durante o Encontro Territorial do Agreste Meridional da Rede ASA é reflexo do contexto atual em que estamos, mais precisamente a questão eleitoral, já que m 2018 estaremos de voltas as urnas. O evento aconteceu na última semana, dia 9 de março, no Auditório do Condomínio Giovanna Bergese.
A provocação levantou vários questionamentos durante o Encontro, que contou com a participação do Centro Diocesano de Apoio ao Pequeno Produtor, a COOPANEMA, a FETAPE Garanhuns e Cáritas Regional NE 2.
Entre os temas abordados, a distribuição de renda, pressões e lutas da sociedade civil organizada que visam a melhor convivência com o semiárido pernambucano e as lutas pelos direitos do homem e da mulher do campo.
A iniciativa foi o primeiro passo para construção de uma plataforma do território que será sistematizada com ações estratégicas e sugestões para voltadas ao semiárido.
Fotos: Maria Elizabete.
Programa Cisterna nas Escolas – Encontro Comunidade
Durante todo mês de março, técnicos do CEDAPP estão se reunindo com comunidades de diversas escolas da Zona rural de Alagoinha e Pesqueira, para detalhar todas as etapas do Programa Cisterna nas Escolas a todos os interessados, como por exemplo professores, pais de alunos e associações.
Os Encontro de Comunidade Local acontecem nas salas de aulas das escolas contempladas com a construção das cisternas e são agendados em parceria com as secretarias de educação dos municípios.
Depois desta etapa concluída, será a vez das comunidades participarem das oficinas de Educação Contextualizada.
Fotos: Nipson Richard, José Adelmo e André
Fórum Itinerante de Convivência com o Semiárido e Direitos Humanos
Estabelecer um canal de comunicação direto entre poder público e agricultores era o objetivo do Fórum Itinerante de Convivência com o Semiárido e Direitos Humanos. Durante o evento, realizado na Quadra Poliesportiva da Comunidade de Barriguda, em Sanharó, na última semana, foram abordados tópicos sobre políticas públicas voltadas a agricultura familiar, ações voltadas para a atividade no município e a conquista de direitos, muitas vezes negligenciados.
A ação foi realizada pelo Centro Diocesano de Apoio ao Pequeno Produtor – CEDAPP, com apoio do CENPRODH, CMDRS – Sanharó, Associação dos Bacamarteiros e Coquistas de Barriguda, associações convidadas e representantes do Governo Municipal, Estadual, representantes do Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural, Sindicatos Rurais e Banco do Nordeste do Brasil.
Durante o Fórum, os agricultores foram informados que a Secretaria de Educação socializou que pela primeira vez que o município de Sanharó comprará os produtos oriundos da Agricultura Familiar. Os produtos serão para o abastecimento escolar - e o prefeito do município anunciou a chegada de um médico contratado pela gestão para atender a comunidade de Barriguda.
Entre as novidades de 2018, os representares do Banco do Nordeste do Brasil informaram sobre a continuação da Lei nº 13.340, que dá até 95% de desconto, nas dívidas de créditos ao Pronaf; o IPA debateu sobre o enquadramento de acesso as DAP’s e atividade para abater animais da agricultura familiar.
Durante o evento o vereador Arisérgio prestou homenagem ao agricultor Antônio Eleotério, que aos. 98 anos, é um exemplo para os demais, com uma história de dedicação a atividade.
Para finalizar, foi realizado o repasse de três animais caprinos do Fundo Solidário Comunitário, sendo contemplados os agricultores: Edson Barbosa de Brito, José Cordeiro de Almeida e Alexsandra Santana Lima.
Encontro Rede ASA-PE
Um dos objetivos é a formulação de uma plataforma de ações para o Campo
O segundo Encontro Territorial do Agreste Meridional da Rede ASA – PE, realizado na última quarta-feira (28.03), no Auditório do Condomínio Giovanna Bergese, em Pesqueira, reuniu as organizações que compõem o Território do Agreste Meridional da Rede. Além do Centro Diocesano de Apoio ao Pequeno Produtor, participaram do evento COOPANEMA, Cáritas Regional NE 2, CMDRS e STTR – Pesqueira e Presidentes de Associações Comunitárias Rurais da Região.
Dando continuidade ao trabalho, foram retomadas as propostas para formulação da plataforma de ações voltadas ao Território, visando uma melhor convivência com o Semiárido Pernambucano e avanços nas lutas pelos direitos do homem e da mulher do campo.
Na programação também a reapresentação de presidentes de associações rurais e do movimento sindical da Região. Uma oportunidade única, que abriu espaço para a ouvida sobre a realidade atual no campo no momento político socioeconômico do País.
Crédito Fotos: Dáfanni L’Amour
Assembleia COMDECA sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
Representantes da sociedade civil e governamental participaram da Assembleia Ordinária do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDECA, na última terça-feira (10.4), na sala de reunião do Conselho, no prédio da Antiga Cadeia Velha, em Pesqueira. Durante o evento, direcionado a pensar atividades voltadas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, foi discutidas ações para mobilizar a comunidade de Pesqueira para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais dos jovens. Além do CEDAPPP, estão comprometidos a ASEVI, MOFAC, Pastoral da Criança (sociedade civil) e Assistência Social e Secretária de Turismo (governo).
Como resultado, entre 14 à 18 de maio, ocorrerão ações pontuais em escolas e comunidades rurais com a parceria da Secretaria Municipal de Educação. No dia exato (18), a mobilização será dividida em momentos de apresentações culturais com jovens e a realização de oficinas. Outro ponto discutido na reunião foi o planejamento da 1ª Reunião da Comissão Intersetorial para o Selo da UNICEF, que será acompanhado pelo COMDECA.
IMPORTANTE
Um levantamento realizado no ano de 2014, mostrou um registro de 24.575 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil. Desses casos, 19.165 foram de abuso e 5.410 de exploração sexual infantil. A melhor maneira de se combater a violência sexual contra crianças e adolescentes é a prevenção.
Fotos: Dafanni L’Amour.
Hortas caseiras em Venturosa
Minutos antes da refeição colher os legumes e verduras que irá usar é um sonho real na Zona Rural de Venturosa. Com o apoio técnico do CEDAPP, a Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Barbado reuniu as mulheres para a implantação do espaço no local.
A ideia é aproveitar o período de chuvas para promover a agricultura familiar desenvolvida em pequenos espaços, que oferece como resultados positivos uma alimentação natural livre de agrotóxicos e renda extra. Ou seja, pratos preparados com aroma e sabor todo especial e a possibilidade de comercializar o excedente.
Romaria Diocesana da Terra e das Águas
Evento marca comemorações do Centenário da Diocese de Pesqueira
Defender a terra e a água, ressaltando o direito de todos e todas a estes presentes de Deus, foi o objetivo da Romaria Diocesana da Terra e das Águas,. A ação foi realizada pela Diocese de Pesqueira através da Comissão das Pastorais Sociais, na última terça-feira, 1º de maio. O CEDAPP, representado pelos técnicos João Paulo, Eder, participou da Romaria, que também contou com organismos, sindicatos, movimentos sociais, lideranças comunitárias e representantes da Associação Quilombola Barro Branco de Belo Jardim.
A reflexão durante os 3km do percurso, do Sítio Apolinário em Jataúba ao Sítio Açudinho em Brejo da Madre de Deus, fortaleceu a união entre campo e cidade pelo “Direito, Dignidade e Vida, ” em busca da sociedade do Bem Viver.
Esta primeira edição da Romaria é parte das comemorações do Centenário da Diocese de Pesqueira.
Fotos: Site da Diocese de Pesqueira/Divulgação
#AçãoCEDAPP #RomariaDiocesanadaTerraedasÁguas
Assinatura dos Contratos de Moradia do Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR na Aldeia Kapinawá
O Centro Diocesano de Apoio ao Pequeno Produtor comemorou junto a Associação das Mulheres Artesãs Kapinawá a assinatura dos Contratos de Moradia do Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR na Aldeia. Serão 150 casas construídas pelo Programa Minha Casa Minha Vida Rural da Caixa Econômica Federal – Agência Buíque. Além do CEDAPP, apoiam a iniciativa o Instituo Moradia e o Sindicato Rural de Buíque. Foram construídas anteriormente 49 residências no local.
O ato aconteceu na última quarta-feira (25.4), na sede da Associação, em Aldeia Ponta da Várzea, e contou com a presença da empresa responsável pela obra, o Instituto Moradia - que chegou até a comunidade através do CEDAPP e contratará a mão de obra na própria comunidade. Também participaram o gerente da Caixa Econômica de Buíque, Sr. Messias, representantes do governo municipal, do Sindicato Rural - um parceiro importante na emissão das DPS´s dos beneficiários.
Um dos destaques da cerimônia foi a emoção no discurso de agradecimento de Roseane e Preto, lideranças que lembraram toda luta e parceiros contribuíram para o momento de alegria.
Feira de maio é sucesso
Já integrada ao calendário de evento mensais de Pesqueira, a edição de maio da Feira da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária atraiu o público interessado em consumir frutas, verduras, hortaliças e outros itens de qualidade garantida. É uma oportunidade de comercialização de produtos diretamente ao consumidor.
A Feira valoriza o trabalho do homem e a mulher do campo na produção da agricultura familiar, assim como mini empreendimentos que visam o incremento da renda familiar. Com as chuvas que caíram na Região, a variedade de produtos foi ainda mais farta, incluindo por exemplo a canjica feita com milho verde.
Nessa edição o show cultural ficou a cargo da voz e violão de John Lennon, da cidade de Venturosa.
A Feira da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária é realizada pelo Centro Diocesano de Apoio ao Pequeno Produtor, Cáritas Diocesana de Pesqueira, Delta Projetos, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Fundação Grupo Esquel em conjunto com agricultores e agricultoras da região e apoio das prefeituras municipais de Pesqueira e Alagoinha. Realizada sempre na primeira terça-feira de cada mês, ela acontece na praça Dom José Lopes, no Centro de Pesqueira – PE.
Edição especial
A edição de junho promete ser ainda mais animada. No clima das festas de São João, comidas típicas e forró não vão faltar. Também será sorteado um Balaio Junino em prol do Fundo Solidário da Associação de Artesãos Agraça.
18 de Maio – Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes
Programação intensa para trabalhar a importância da data em Pesqueira
O dia 18 de maio é dedicado a mobilização para o combate ao abuso e exploração contra crianças e adolescentes. Para marcar a data, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDECA, composto por organizações governamentais e não governamentais, e a Rede de Proteção (CRAS, CREAS, Conselho Tutelar) realizaram, na Praça da Rosa, em Pesqueira, uma programação especial, que incluiu apresentações culturais e exposição de trabalhos artesanais, com destaque para uma Colcha de Retalhos com todos os cartazes e faixas produzidos por crianças e adolescentes. A grade inclui também os shows da Banda Superação da Associação PODE, o Xaxado do MOFAC e a apresentação de uma música alusiva ao tema com crianças e adolescentes da ASEVI.
A culminância foi precedida por outras atividades ao longo deste mês. Desde o dia 14 escolas vem trabalhando a questão com familiares dos alunos e, no dia 15, o Fórum 2018, realizado pela ASEVI - ASEVI – Ação Social Esperança e Vida, com apoio do CEDAPP, abordou o tema A” Prevenção e o Enfrentamento da Violência Sexual Infanto Juvenil”.
CAMPANHA
Com o slogan Faça Bonito - Proteja nossas crianças e adolescente, a campanha realizada pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e ECPAT Brasil, em parceria com a SNDCA, o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Polícia Rodoviária Federal e ChildHood, convoca a sociedade a assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil.
HISTÓRIA
A data do Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de
Crianças e Adolescentes foi escolhida porque em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES), um crime bárbaro chocou o País. O caso, conhecido como o “Caso Araceli” diz respeito a Araceli, uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados a ser raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta da cidade. A proposta do “18 DE MAIO” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.
Para denunciar os crimes disque 100.
Valorização do Meio Ambiente
Atendendo a demanda solicitada por grupos acompanhados pelo Centro Diocesano de Apoio ao Pequeno Produtor durante Assembleia de Avaliação, o CEDAPP promoveu a capacitação “Água, Bioma Caatinga e Tecnologias Acessíveis ao Homem e a Mulher do Campo”. O encontro, realizado dias 20 e 21 de junho (mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente), na Casa São Francisco, em Pesqueira, contou com a assessoria do Dr. Valderedes Martins, pesquisador do IPA Arcoverde.
Durante o evento foram apresentadas as formas de produzir água e as características do bioma caatinga. Também foi realizada uma atividade de grupo para identificação de plantas e ramos da caatinga e introdução para das técnicas para manuseio dos silos, mantendo a produtividade.
Plantas forrageiras nativas do semiárido, consumo voluntário das diferentes forragens, como utilizar o ambiente sem degradar o solo usando técnicas ideais, tipos de caatinga, manejo alimentar, valor nutritivo de alguns alimentos foram outros tópicos abordados, no encontro, que encerrou com uma confraternização junina.
EXEMPLO
No segundo dia de evento, os participantes visitaram o Sítio Canga, em Alagoinha. Eles foram recebidos pela proprietária, a agricultora experimentadora Lúcia Galindo, que tem uma experiência de cultivo de uma variedade incrível de plantas, hortas e viveiro de mudas. Um intercâmbio valioso para todos e todas.
O CEDAPP, em nome de sua equipe, agradece a Lúcia pela receptividade e disponibilidade em receber todo mundo com muito carinho.
Encontro de Formação para Conselheiros de Desenvolvimento Rural
O CEDAPP promoveu, nesta quarta-feira (23.05), o Encontro de Formação para Conselheiros de Desenvolvimento Rural, no Salão Paroquial, em Buíque. Na ação, prevista nas atividades do Plano Operativo Anual do CEDAPP – POA, o CEDAPP utiliza metodologia participativa. A ideia é enriquecer o debate, que tem como objetivo a Formação dos Conselheiros de Desenvolvimento Rural.
Participaram do evento, representantes das associações rurais dos municípios de Buíque e Tupanatinga, Sindicato Rural, representantes do poder público local, além de representantes do Conselho de Desenvolvimento Rural de Tupanatinga que socializaram a experiência quanto à forma de trabalho e a conquista dos projetos.
No Encontro foram abordados temas como controle social e instrumento de participação popular, os conselhos como espaço de construção e acesso às políticas públicas, conselhos como espaço para participação cidadã e solução de problemas locais, representatividade, legitimidade, coerência, respeito e autonomia. Além do papel do Conselho, composição, e outros temas que surgem na hora dos debates.
CADSOL - 27/09/2017
Cisterna nas Escolas - 28/09/2017
Trabalho em andamento na Associação Rural de Riacho das Almas - 02/10/2017
10ª Edição da Feira da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária - 03/10/2017
Encontro de Comunidade Local - 06/10/2017
Educação Contextualizada - 06/10/2017
Escola de Cidadania com Jovens em Tupanatinga - 14/10/2017
Contribuição na Formação de Conselheiros - Venturosa - 17/10/2017
Capacitando para agregar valor à produção - 18/10/2017
“Em Favor da Paz de Nossa Cidade” - 19/10/2017
Grupos Produtivos de Mulheres reunidos - 28/11/2017
Repasse do Fundo Solidário Comunitário - 24/11/2017
Missa em Ação de Graças - 12/12/2017
Feira da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária natalina - 12/12/2017
Plenária da ASA-PE - 13/12/2017
Oficina de Gastronomia - 11/12/2017
CEDAPP recebe alunos da UAG - 24/01/2018
Encontro Regional de Comunicação da ASA - 29/01 à 31/01/2018
Monitoramento do Projeto Cisterna nas Escolas - 05 e 06/02/2018
CEDAPP participa de Plenária da ASA em Triunfo - 20 e 21/02/2018
Nova etapa do Programa Cisterna nas Escolas - 22 e 23/02/2018
Destaques do Escolha a Vida - 04/03/2018
Eleição diretoria e conselho fiscal do CEDAPP - 03/03/18
Cisterna nas Escolas: planejamento para a 4ª etapa - 09/03/2018
Comunidades acompanhadas pelo CEDAPP recebem PNHR - 09/03/2018
CEDAPP trabalha com diretorias de associações - 04/03/2018
Comemoração dupla no Dia da Mulher - 20/03/2018
Encontro Territorial do Agreste Meridional da Rede ASA - 20/03/2018
Programa Cisterna nas Escolas – Encontro Comunidade - 20/03/2018
Fórum Itinerante de Convivência com o Semiárido e Direitos Humanos - 27/03/2018
Encontro Rede ASA-PE - 28/03/2018
Assembleia COMDECA sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes - 10/04/2018
Hortas caseiras em Venturosa - 28/04/2018
Romaria Diocesana da Terra e das Águas - 01/05/2018
Assinatura dos Contratos de Moradia do Programa Nacional de Habitação Rural - 25/04/2018
Feira de maio é sucesso - 10/05/2018
Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes - 18/05/2018
Valorização do Meio Ambiente - 20 e 21/05/2018
Encontro de Formação para Conselheiros de Desenvolvimento Rural - 23/05/2018
Parceiros
CEDAPP - Centro Diocesano de Apoio ao Pequeno Produtor
Rua Comendador José Didier, S/N - Centro
Pesqueira / PE - Fone/Fax: (87) 3835-1849
E-mail: cedapp@cedapp.org